Usiel Walker. USA

Gestão de verdade, não de palavras

Quem é do mundo dos negócios, tem ficado frustrado com o sucesso gigantesco de algumas organizações, enquanto a maioria sequer completa um ano de existência.

Mas na prática são empresas sem uma gestão competente, com equipes ruins, serviços e produtos sem qualidade, custos altos, e sendo mais do mesmo.( Imagem: business-analytics-intelligence m)

Gestão de verdade, não de palavras

Mes de Vacinação - Prefeitura de Anápolis

Mas o que acontece será?
Acho que temos que ser honestos: muitos que atuam no mundo dos negócios hoje em  dia, falam muitos jargões e termos da moda, mas o fazem sem saber de fato o que importa.

A onda é repetir essas frases e jargões da moda, do tipo: disruptivo, escalabilidade, trending, inovador, business model e etc.

Mas na prática são empresas sem uma gestão competente, com equipes ruins, serviços e produtos sem qualidade, custos altos, e sendo mais do mesmo.

Se investe muito no que não é importante de fato, por falta de entendimento, ou falta de conhecimento da ciência que é fazer uma boa gestão. Gasta-se dinheiro em estoques altos, em imagem junto ao mercado, em prédios desnecessariamente enormes, em frota de carros, sem ser transportadoras, em fábricas superdimensionadas, informática poderosa, para apenas ser “high tech oriented”, mas, ainda assim, não se faz nada além de patinar.

E essa péssima gestão cobra um alto preço, pois tudo que se faz que não gera lucro, apenas custos ou gastos, espantam investidores, consomem capital e impedem muitas vezes a empresa de existir, desenvolver e crescer.

Gestão de verdade tem que começar por um entendimento bem claro que tudo é feito para o cliente, que compra os produtos ou serviços – não para o proprietário e etc. Isso tem que estar bem claro para os proprietários e liderança.

Os bons gestores vão seguir um outro enredo, e tudo começa com uma boa liderança que está alinhada com o atendimento dos anseios dos clientes.
Então, Líderes conduzem a criação de um plano, comunicam claramente as metas e objetivos, capacitam e acompanham a execução pra garantir que entregarão o planejado.

Mas para fazer tudo acontecer sempre é necessário montar equipes, compostas por mentes que pensam, cujas ideias vão transformar metas e objetivos em realidade, através do trabalho em equipe baseados nos processos, que permitem medição e melhoria continua.

Essas ideias precisam de ser amparadas por treinamento e tecnologia básicos, e isso tudo sempre visando entregar o melhor para os clientes.

Isso não existirá se a única coisa que a liderança faz é ler livros da moda e repetir palavras bonitinhas que viram seus gurus adotar.

Não pense que gestão é algo fácil e que num dia qualquer, você abre os olhos, e se vê um ótimo gestor – não funciona assim. Gestão se constrói com aprendizado, planejamento, criatividade, trabalho duro, senso de urgência e vontade de fazer sempre mais.

O Brasil, e o mundo, precisam de mais gestores que praticam o que há de melhor e fazem os clientes receber os benefícios do que compram, de verdade.

Vamos nos empenhar em ver mais gestão de verdade, não de palavras que não trazem resultados.

Usiel Walker.
Radicado nos EUA a mais de 3 anos, é formado em Administração, tem especializações em Micro e Pequenas Empresas e Docência Universitária, atuou direta e indiretamente em grandes empresas do Brasil como Nestlé, Oi, AmBev, América Latina Logística, Teuto, Mabel, sempre em posições de Liderança, nas áreas Comercial & Marketing, Logística e de Consultoria.

Usiel Walker.  Radicado nos EUA a mais de 3 anos, é formado em Administração, tem especializações em Micro e Pequenas Empresas e Docência Universitária( Foto : Arquivo Pessoal )
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Leave a Comment