SEMANA SEM CARRO

PROCURE QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS NA SUA CIDADE

Segundo dados divulgados em 2017 pelo Denatran, o Brasil já possui um automóvel para 4,4 habitantes, fazendo com que a frota chegue ao impressionante número de 45,4 milhões de automóveis

Bicicletas, Patins ou Skate . O uso de bicicletas já é uma realidade na mobilidade urbana, até mesmo o número de ciclovias nas cidades tem aumentado. ( Divulgação)

PROCURE QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS NA SUA CIDADE

Mes de Vacinação - Prefeitura de Anápolis

Dia 22 de setembro, em diversas cidades ao redor do mundo foi  comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

A ação foi criada para fazer com que as pessoas reflitam sobre o uso excessivo do automóvel e os malefícios que isso pode trazer para o planeta, desta forma é proposto que todos pensem em formas alternativas de se locomover pela cidade e façam um uso mais consciente de seus carros.

Basta sair nas ruas e perceber o quanto o número de automóveis individuais aumentou ao longo dos anos.

Segundo dados divulgados em 2017 pelo Denatran, o Brasil já possui um automóvel para 4,4 habitantes, fazendo com que a frota chegue ao impressionante número de 45,4 milhões de automóveis deste tipo, há dez anos a proporção era de 7,4 habitantes por carro.

O problema mais visível é o de mobilidade, com cada vez mais carros falta espaço e o trânsito se torna cada vez mais caótico. Segundo pesquisa realizada no ano de 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) a pedido da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o brasileiro passa em média duas horas e vinte e oito minutos por dia no trânsito, algo que equivale a quarenta dias por ano.

Além dos problemas de mobilidade, o aumento da taxa de poluição causada pelo crescimento no número de automóveis nas ruas também é preocupante.

Por utilizar combustíveis fósseis para se movimentar, os carros liberam gases tóxicos como o dióxido de carbono, que contribui diretamente para o efeito estufa.

Para conter esses danos temos duas opções viáveis, pressionar para a instalação de filtros nos automóveis ou utilizar os carros de maneira mais consciente.

Além dos impactos negativos ao meio ambiente, os gases liberados pelos veículos também podem ter impacto direto na nossa saúde, contribuindo para uma maior incidência de doenças respiratórias como bronquite e asma.

A mentalidade geral é de que o carro proporciona muito mais segurança e conforto, porém existem alternativas viáveis para usá-lo de maneira cada vez mais consciente.

Transporte Coletivo
Apesar das deficiências do transporte público brasileiro, ele pode ser uma boa alternativa para se locomover até o trabalho ou nos passeios de fins de semana com a família.

O transporte público diminui os custos e elimina a preocupação de sempre precisar de um lugar para estacionar o carro. Além disso, algumas cidades possuem corredores de ônibus, uma boa alternativa para escapar do trânsito, não esquecendo também das estações de trem e metrô.

Bicicletas, Patins ou Skate
O uso de bicicletas já é uma realidade na mobilidade urbana, até mesmo o número de ciclovias nas cidades tem aumentado. Mesmo com algumas dificuldades durante o percurso, o deslocamento de bicicleta é repleto de benefícios, é uma energia limpa e ainda um exercício físico diário que trará um impacto muito positivo na sua saúde.

Para aqueles mais radicais ainda existem as opções dos patins e skates, porém se preocupe com qual será a rota utilizada para não se colocar em situações de risco e não se esqueça dos equipamentos de segurança.

Caminhar ou correr
Para aqueles que não precisam percorrer longas distâncias até o trabalho, o trajeto de carro pode ser substituído por uma revigorante corrida ou caminhada pela manhã.

Além de ajudar o meio ambiente você estará praticando uma atividade física diariamente, sendo que uma corrida de 30 minutos pode queimar até 310 calorias, enquanto com uma caminhada rápida você pode perder até 276 calorias.

Esquemas de carona
É muito comum vermos carros no trânsito ocupados apenas por um passageiro, por isso procure por pessoas que farão o mesmo trajeto que você e ofereça caronas.

Existem aplicativos e grupos em redes sociais para caronistas, a ação reduz o número de veículos nas ruas e ainda te dá a possibilidade de fazer novos amigos.

Fonte:

Plano de Saúde

Dia 22 de setembro, em diversas cidades ao redor do mundo foi  comemorado o Dia Mundial Sem Carro. ( Divulgação)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Leave a Comment

    Protected by WP Anti Spam