By Ricardo Boechat IstoÈ

Solto por Gilmar Mendes , Beto Richa pode virar alvo novas acusações

Depois da decisão de Gilmar Mendes, pelo menos cinco defensores de outros acusados foram ao STF, levando em petições teses semelhantes às usadas pelos advogados de Richa, buscando a soltura de seus clientes.

Solto por Gilmar Mendes (STF), o ex-governador do Paraná Beto Richa pode virar alvo de novas acusações. ( Foto: Geraldo Bubniak/AGB )

Solto por Gilmar Mendes , Beto Richa pode virar alvo novas acusações

Mes de Vacinação - Prefeitura de Anápolis

Há dias, a defesa do ex-chefe de gabinete do tucano, Deonilson Roldo, preso na Lava Jato, contatou especialistas em delação premiada. A Operação Rádio
Patrulha, que levou para a prisão o ex-governador e seus principais aliados, surgiu de acordo feito com o MP do Paraná, pelo ex-amigo e ex-deputado
estadual Tony Garcia. Depois da decisão de Gilmar Mendes, pelo menos cinco defensores de outros acusados foram ao STF, levando em petições teses
semelhantes às usadas pelos advogados de Richa, buscando a soltura de seus clientes.

Intervenção federal
Blá-blá-blá

Na semana passada, a intervenção federal na segurança no Rio de Janeiro completou sete meses.

Quando adotou a medida, Michel Temer mandou ao estado os ministros Alexandre Baldy (Cidades) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social) com a missão de desenvolverem “projetos estruturantes”.

Passados 191 dias, nenhum plano de reurbanização surgiu em qualquer favela carioca, com os moradores enfrentando os mesmos (ou piores) problemas de habitação, geração de emprego e qualificação profissional. Se o Planalto um dia considerou a ação uma vitrine, o vidro segue quebrado.

Negócios
Impasse na refinaria

Uma queda-de-braço entre a chinesa Kerui e a Mitsubishi pode atrasar a retomada das obras do Comperj, no Rio de Janeiro, suspensas pelo esquema de propinas descoberto pela Lava Jato e a crise na Petrobras. A primeira, vencedora da licitação, travou as compras de compressores desenvolvidos em especial para o projeto e estaria negociando a fabricação dos equipamentos com a chinesa SBW. A entrega seria entre 15 e 18 meses. Além desse contratempo, a nova escolhida não passou pelas normas de compliance da Petrobras.

Por isso, a Kerui foi notificada – e pode ser multada.

Amazônia
Garimpo ilegal

Centenas de militares do Exército ocupam desde a segunda-feira 17 a reserva indígena Yanomani. As tropas combatem principalmente o garimpo ilegal na área.
Daí, boa parte das ações estarem concentradas ao longo dos rios Macujaí e Catrimani.

Agronegócio
Bom ou ruim?

A produção brasileiro de café subiu de patamar, saindo da casa de médias anuais de 50 milhões de sacas para 60 milhões – recorde histórico. Ao que tudo indica, o País começará a acumular estoques nos próximos anos e caminha para uma crise de preços!

Política
Atirou no presidente

Com a reeleição ameaçada, Romero Jucá politizou os blecautes em Roraima. Na terça-feira 18, disse que os apagões no Estado são orquestrados por seus adversários políticos e… Nicolás Maduro.

Sim, o presidente venezuelano estaria reagindo ao seu pedido de fechamento da fronteira.

A Eletrobrás não partilha do pífio argumento. Vê a construção da Linha Boa Vista-Manaus como solução.

A obra está há anos no papel por divergências com a etnia waimiri-atroari – 123 dos 715km de extensão dos cabos passam na reserva da tribo.

Tecnologia

Tudo virtual

Antes de deixar o cargo, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, intensifica as reuniões com o pessoal de meio de pagamentos para permitir a entrada de novas tecnologias e empresas no setor.

Uma delas, de Israel, quer oferecer transações instantâneas, via celular, sem passar sequer pelo sistema financeiro do País. Tudo seria feito por meio do QR Code, como a transferência de dinheiro entre duas pessoas ou entre um consumidor e uma empresa.

A conta – sem taxas – seria virtual. O sistema já funciona na China.

Eleições 2018

Operação Planalto

Com os dois pés no segundo turno, os coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) começaram a debater a estratégia a ser seguida depois de 7 de outubro.

Prevalece a tese de que é hora de deixar claras as propostas do que irá fazer uma vez eleito, incluindo a reforma do Estado, e lapidar o discurso
de que não se identifica com o sistema político que ruiu, tendo o PT, o PSDB e o MDB como protagonistas.

As chances de vitória também estão em mobilizar o restante do tradicional eleitorado tucano. Parte dele já está com o presidenciável nessa primeira rodada, pelo flanco direito.

Telefonia
Alô, alô…

A TIM foi à única operadora de telefonia não multada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça. Após a Coluna publicar que as decisões estavam paradas no DPDC, Vivo, Claro e Oi acabaram autuadas em mais de R$ 9 milhões cada uma, por adicionar serviços que não foram contratados às contas dos clientes.

No entanto, os processos tramitavam juntos para não desigualar a concorrência – e a TIM reunia o maior número de serviços agregados.

Agricultura
Ainda não

A passagem do Florence pelos EUA não tornará o Brasil o maior produtor mundial de soja, superando aquele país. As fortes chuvas atingiram as costas Sudoeste e Leste americana e não o Meio Oeste, região produtora de grãos.

Há pouco, o Departamento de Agricultura de lá (USDA) atualizou a previsão para a safra 2018/2019: 120,51 milhões de toneladas. E estimou que a brasileira em 119 milhões de toneladas. O plantio aqui inicia-se em outubro.

Nos EUA já começou.

Saúde
Check-up no pacote

O mercado de seguradoras de saúde mudou de estratégia. As empresas têm inserido em algumas categorias de contrato o check-up. Item raro anos atrás.

O diretor médico da Med-Rio, Gilberto Ururahy, explica que crescem ano a ano os investimentos em alternativas que estimulem o hábito de vida saudável e reduzam os gastos com males crônicos, baixando os custos assistenciais.

No Brasil, uma pessoa morre a cada minuto por causa de doença cardíaca.

Jogos Online

Lançada há um mês, ainda engatinha as apostas pela internet nas oito loterias federais. A expectativa é que o portal represente 3% da arrecadação dos
jogos, quando cair no gosto do público.

A taxa está em torno de 1%. Em tempo: esse ano, a receita da Caixa Econômica com as lotos oficiais somou cerca de R$ 8,7 bilhões.

Medicina

Interesse geral

Volta e meia os brasileiros são surpreendidos com notícias sobre a atuação de falsos médicos.

O crime parece estar com os dias contados. O CFM baixará resolução obrigando os conselhos regionais de medicina a colocarem em seus sites informações sobre os médicos, como número do registro, endereço, especialização, foto e até se o profissional não possui restrição ética.

Um dos usos possíveis é checar se os dados em receituários e outros documentos não foram adulterados. Os dados poderão ser vistos também via aplicativo de celular no Google Play.

Volta e meia os brasileiros são surpreendidos com notícias sobre a atuação de falsos médicos. ( Imagem : iStockphoto )

Ícaro
Voo seguro

uma blitz da Anac na semana passada, em Mato Grosso do Sul e no Ceará, para verificar as condições de segurança e o registro de pilotos de táxis aéreos resultou em proibições de voar e multas em sete aeronaves.

Uma delas foi utilizada dias 16 e 17, para “dar suporte” aos competidores do “Rally dos Sertões”.

Pilulas de Informação:
By

Ricardo Boechat

Antes de deixar o cargo, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, intensifica as reuniões com o pessoal de meio de pagamentos para permitir a entrada
de novas tecnologias e empresas no setor ( Foto: Gabriela Bil)
Volta e meia os brasileiros são surpreendidos com notícias sobre a atuação de falsos médicos. ( Imagem : iStockphoto )
Pilulas de Informação . By Ricardo Boechat ( istoÈ )
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Leave a Comment

    Protected by WP Anti Spam