SerTão Goianapolino

Documentário mostra Goianápolis sua cultura e seu povo envolvido ao cultivo do tomate

Silvio Júnior Lemuel Barbosa é goianapolino idealizador e diretor do documentário "SerTão Goianapolino". O curta-metragem contou com depoimentos populares relacionados ao plantio do tomateiro e seus impactos culturais, econômicos e políticos no município

SerTão Goianapolino making off ( Arte : Silvio Junior Lemuel Barbosa )

Documentário mostra Goianápolis sua cultura e seu povo envolvido ao cultivo do tomate

Mes de Vacinação - Prefeitura de Anápolis

SerTão Goianapolino é um documentário jornalístico que objetivou expor o município de Goianápolis e a cultura de seu povo, que em síntese, tem grande parte da sua economia e história aliada ao cultivo do tomate.

O curta-metragem contou com depoimentos populares relacionados ao plantio do tomateiro e seus impactos culturais, econômicos e políticos no município.

Na produção foi utilizado de técnicas cinematográficas com ênfase no filme documentário de gênero jornalístico, afim de reproduzir uma narrativa real dos fatos apresentados.

A produção deste produto jornalístico foi escolhida para exibir, de forma acessível e detalhada, a lida do sertanejo goianapolino.

O produto poderá ser consumido tanto para o público externo à cidade, que deseja conhecer parte da cultura goiana, quanto para o público interno, que carece de registros e materiais didáticos para expor e explicar os próprios modos de vida.

A lida do sertanejo goianapolino no cultivo do tomate possui riquezas e peculiaridades que impactam a vida de uma população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 11.471 pessoas.

A cultura do tomate é parte significativa da economia do município de Goianápolis, Goiás. No entanto, há carência na exposição junto a própria população que ali reside.

Pouco é divulgado sobre o município e seus moradores, a não ser sobre a vida e a infância da dupla de cantores de música sertaneja, Leandro & Leonardo, bem como a cultura do tomate que é fortemente estabelecida nas redondezas do local.

A cultura do tomate envolve parte da população do município, direta e indiretamente, criando modos de vida adaptados à realidade, gerando expressões culturais advindas do campo.

Contudo, a divulgação dos hábitos específicos, regidos pela lida no cultivo da hortaliça, que transforma a terra e nela se vê transformada, são despercebidos ou não divulgados.

O material midiático produzido sobre cultura da população goianapolina é escasso, e essa carência acaba por revelar crianças e jovens que crescem sem conhecer detalhes da produção que dirige a cultura do município que habitam.

Silvio Júnior Lemuel Barbosa é goianapolino idealizador e diretor do documentário “SerTão Goianapolino”. Jornalista por formação e fotógrafo por paixão.

FICHA TÉCNICA

Direção de fotografia
SILVIO JUNIOR LEMUEL BARBOSA

Direção de áudio
JOÃO VITOR CORREIA DE PAULA

Editor de scripts
AUGUSTO ALVES DOS SANTOS

Entrevista
MARIANA MESSIAS NETO

Orientação
ENZO DE LISITA

Edição
NILSON FILHO

Trilha sonora
ALMIR SATER / LEANDRO & LEONARDO

Participações
ADAIR BALDUÍNO RIBEIRO
ALEX SILVA SANTOS
EURÍPEDES BALSANULFO DE FREITAS
FRANCISCA MOISÉS SOBRINHO
GERSÉ PAULA DA CUNHA
ISRAEL MARIANO DE AZEVEDO
VANDELEY CORDEIRO DA ROCHA

Agradecimentos
FERNANDO CANABRAVA
ISRAEL MARIANO
SANDDER DOURADO

Redes Sociais

Instagram
https://www.instagram.com/silviofotografia

Facebook
https://www.facebook.com/fotografosilviobarbosa/

SerTão Goianapolino making off ( Foto: Silvio Junior Lemuel Barbosa )
SerTão Goianapolino making off ( Foto: Silvio Junior Lemuel Barbosa )
Silvio Júnior Lemuel Barbosa é goianapolino idealizador e diretor do documentário “SerTão Goianapolino”. Jornalista por formação e fotógrafo por paixão. ( Foto: Divulgação)

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Leave a Comment

    Protected by WP Anti Spam