A Bella Feijoada à Brazilleira

Feijoada simples e fácil de fazer de nosso sábado

Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau. A feijoada consiste num guisado de feijão, normalmente com carne, e quase sempre acompanhado com arroz. Wikipédia

DICA do 7Minutos – Encontramos em Anápolis uma feijoada caseira com sabor inesquecível. ( Divulgação)

Feijoada simples e fácil de fazer de nosso sábado

Mes de Vacinação - Prefeitura de Anápolis

A primeira menção à iguaria data do início do século XIX em um anúncio publicado no Diario de Pernambuco, na cidade do Recife, em 7 de agosto de 1833, no qual o recém-inaugurado Hôtel Théatre informa que às quintas-feiras seria servida “feijoada à brasileira”

Nas famílias onde se desconhece a verdadeira gastronomia, onde se tomam rega-bofes, é prática usual e comezinha converter em feijoada os fragmentos do jantar da véspera, ao que chamam enterro dos ossos .

Lançam-se em uma grande panela ou caldeirão restos de perus, de leitões assados, fatacões de toucinho e de presunto, além disto bons vassalhos de carne seca vulgo ceará, tudo vai de mistura com o indispensável feijão: fica tudo reduzido a uma graxa! ”

Feijoada com diversos acompanhamentos: arroz, mandioca frita, torresmo, laranja, caipirinha, entre outros.

Em 1848, o mesmo jornal do Recife já anunciava a venda de “carne de toucinho, própria para feijoadas, a 80 réis a libra”.

No dia 6 de janeiro de 1849, no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, é comunicado que a recém instalada casa de pasto “Novo Café do Commércio”, junto ao botequim da “Fama do Café com Leite”, servirá em todas as terças e quintas-feiras, a pedido de muitos fregueses, “A Bella Feijoada à Brazilleira”.

A feijoada à brasileira é um prato que consiste num guisado de feijões-pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos. Trata-se de um prato popular, típico da culinária brasileira.

Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, onde é basicamente feita da mistura de feijão com carne, normalmente acompanhada com arroz. A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português By Wikipédia

A primeira menção conhecida à “feijoada à brasileira” deu-se no Recife em 1833.[2] E a versão portuguesa tem origem no norte do país. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

A feijoada à brasileira

Ingredientes
Feijão
500g de feijão preto
2 linguiças calabresas (cortadas em cubos)
3 gomos de paio
500g de carne-seca
500g de costela salgada
500g de lombo suíno salgado
1 cebola grande
3 dentes de alho
Pimenta-do-reino
Lascas de pimentão verde
Coentro (picado)
Salsa
Cheiro-verde
Ingrediente secreto: alecrim
1 saco de tempero de feijão em pó (opcional)
Farofa
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média
1 cenoura ralada
1 pitada de sal
Couve
1 maço de couve
4 dentes de alho
Azeite extravirgem

Modo de Preparo

Feijão
Deixe o feijão de molho por, pelo menos, uma hora. Ferva a costela, a carneseca e o lombo duas vezes, para dessalgálos. Na panela de pressão, coloque a cebola, o paio e a linguiça calabresa, para que a cebola doure com o óleo liberado por eles. Depois de fervidas, acrescente as carnes salgadas. Acrescente o alho e refogue tudo até que as carnes ganhem mais cor.

Inclua o feijão lavado, as lascas grandes de pimentão verde e uma pitada de pimentadoreino.

Encher a panela com água até cobrir o conteúdo, colocar uma pitada de alecrim (ingrediente secreto), fechar a tampa e deixar na pressão por 25 minutos.

Quando o feijão estiver cozido, recolha as lascas de pimentão verde da panela e acrescente à panela salsa, cheiroverde, coentro e o tempero de feijão em pó. Caso precise, o que quase nunca acontece, corrija o sal acrescentando a quantidade que achar necessária. Enquanto o feijão estiver na pressão, vale ir preparando a farofa e a couve.

Farofa
Para a farofa, derreta as colheres de manteiga numa panela para dourar as cebolas e acrescente a cenoura ralada. Quando ambas estiverem coradas e a manteiga começar a soltar da cenoura, agregue farinha aos poucos, até atingir o ponto desejado. Por último, acrescente o sal.

Couve
A couve tem que estar fresca e, de preferência, deve ser comprada inteira. Por isso, evite as couves já raladas. Lave as folhas e corteas em tiras bem finas. Em uma frigideira espaçosa, refogue o alho no azeite.

Em seguida, jogue a couve desfiada. Acrescente o sal e mexa por alguns minutos, até que ela perca o volume e esteja cozida.

DICA do 7Minutos

Mas você não precisa mais ter toda esta preocupação pra ter sua Feijoada de Sábado!!!

Encontramos em Anápolis uma feijoada caseira com sabor inesquecível.

Feita em casa, com entrega à domicílio com a assinatura de alguém conhecido na comunidade, o que lhe dá ótimas referencias para saborear.

Luciana Cristina de Sousa, contadora como profissão , tem o dom da culinária nas veias , um dia ela teve a ideia de criar mais uma opção para se comer uma feijoada saborosa com preço acessível.

Com o foco de ser entregue no local desejado na casa do cliente.

Mas nem por isso é deixado de atender no local.

Hoje a editoria do 7Minutos tem mais uma razão para trabalhar também no sábado, a hora da feijoada aqui entregue pontualmente no horário marcado.

Serviço:
Local: Rua João Antônio Guimarães, qd.l05 lt.01, Bairro Nova Alexandrina – próximo ao antigo Móveis Valência – Anápolis – Goiás.

Faça seu pedido: (62)  9 9193 5387  –  Whats

DICA do 7Minutos – Encontramos em Anápolis uma feijoada caseira com sabor inesquecível. ( Divulgação)
DICA do 7Minutos – Encontramos em Anápolis uma feijoada caseira com sabor inesquecível. ( Localização )
DICA do 7Minutos – Encontramos em Anápolis uma feijoada caseira com sabor inesquecível. ( Divulgação)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Leave a Comment

    Protected by WP Anti Spam