O dia de reis é celebrado em 6 de Janeiro

E homenageia os três reis magos que visitaram e presentearam a Jesus Cristo no seu nascimento.

A folia de reis é a festa de encerramento das comemorações do natal, sendo o 6 de janeiro o último dia de celebração. ( Imagem : YOUTUBE)

O dia de reis é celebrado em 6 de Janeiro

Mes de Vacinação - Prefeitura de Anápolis

O dia de reis é celebrado em 6 de Janeiro e homenageia os três reis magos que visitaram e presentearam a Jesus Cristo no seu nascimento.

A Origem do Dia de Reis

A origem da celebração vem da tradição católica, que acredita que três reis magos receberam a missão de presentearem o filho de Deus, que havia nascido em Belém. A data começa a ser celebrada em 25 de Dezembro, dia do nascimento de Jesus, porém acredita-se
que no dia 6 de Janeiro foi a data em que os reis chegaram até Jesus e o presentaram, sendo esse portanto o dia de reis.

Os três reis magos partiram de suas regiões com presentes para aquele que havia sido relevado a eles como o salvador da humanidade.

O Rei Baltazar saiu da África e levou consigo a mirra, que é uma erva muito utilizada na preparação de remédios e era comum ser ofertada a profetas.

Da região da Índia foi o rei Gaspar, que levou incenso para presentear a Jesus, simbolizando sua divindade e a fé.

Já da Europa o Rei Belchior levou ouro para o Messias, que representava a nobreza e riqueza dos deuses.

Comemorações do Dia de Reis

O católico tem como tradição a comemoração do Dia de Reis através de diversas celebrações em todo o mundo, sendo que a mais famosa é a folia de reis, que tem forte presença na Espanha, Portugal e posteriormente em países latinos como o Brasil.

A celebração foi trazida durante o período de colonização e ocorre com uma festa que começa pouco antes do Natal e reúne diversos personagens, que saem com danças e trajes típicos e andam pelas cidades cantando músicas típicas e levando a mensagem de Jesus as
pessoas.

Também é tradição que as pessoas agradecidas pela festa de reis, ofereçam aos participantes da folia, diversos alimentos preparados especialmente para eles, para que possam se alimentar durante o cortejo.

A folia de reis é a festa de encerramento das comemorações do natal, sendo o 6 de janeiro o último dia de celebração.

Link oficial da materia :
https://www.calendariobr.com.br/dia-de-reis

Associação Eduardo Furkini promove a campanha “Dia de Reis: Dia de Estar Presente”, arrecadando fraldas, lenços umedecidos, brinquedos que são entregues para recém-nascidos em maternidades e pediatrias de hospitais públicos de Santos, São Vicente, Praia Grande e São Paulo-SP. ( Foto: Ação do Coração )

 

https://7minutos.com.br/
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Leave a Comment

    Protected by WP Anti Spam