Isso influencia na gastronomia ?

Mono cultura VS Agricultura familiar

AGRICULTURA FAMILIAR . A agro ecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. A agricultura familiar visa sobre tudo à qualidade do alimento, já que muitos produtores abrem mão do uso de agrotóxicos em suas plantações. ( Foto Natanael)

Mono cultura VS Agricultura familiar

MONOCULTURA
Trata-se da cultura agrícola de grande escala de apenas um tipo de lavoura, por exemplo: a soja, a cana.
A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma cultura única, é uma prática danosa ao solo.

Em uma área de cerrado podemos encontrar tamanduás, emas, lobos guará entre outras espécies de animais de médio e grande porte, sem contar os animais menores.

Quando se derruba uma grande área de cerrado e planta-se, soja, por exemplo, estes animais têm dificuldade para se alimentarem, além de não encontram abrigos e conseqüentemente aumenta a dificuldade de se reproduzirem.

Aqueles que sobrevivem procuram outros locais, invadindo áreas urbanas, tornando-se então presas fáceis. Por outro lado, alguns insetos encontram na plantação de soja alimento constante e poucos predadores, desta maneira se reproduzem intensamente tornando-se pragas.

Outro efeito é o esgotamento do solo: na maioria das colheitas retira-se a planta toda, interrompendo desta maneira o processo natural de reciclagem dos nutrientes. O solo torna-se empobrecido, diminui a produtividade tornando-se necessária a aplicação de quantidades cada vez maiores de adubos.

Monoculturas avançam em imensas áreas, impõem degradação socioambiental e eliminam as reservas de água.
A monocultura pode levar a um desbalanceamento das condições físicas, químicas e biológicas do solo, levando, conseqüentemente, a uma perda de produtividade de demais culturas. O desequilíbrio causado pela monocultura a médio e longo prazos está relacionado com problemas de ocorrência de doenças pragas, e plantas daninhas.

Quando combinamos com o uso incorreto e abusivo de equipamentos de preparo de solo e uso excessivo de agrotóxicos, os efeitos negativos da monocultura aparecem na forma de desagregação do solo, compactação, erosão e decréscimo de matéria orgânica, dificultando a absorção de nutrientes.

Não raro, fertilizantes corretivos e sementes serem levados juntos com o solo, derivando à erosão causada por chuvas intensas.
As conseqüências do monocultivo aparecem mais cedo ou mais tarde; O que já dá seus reflexos com a criação de sementes transgênicas.

Produtor dessa modalidade de cultivo fica totalmente dependente de condições climáticas favoráveis naquele ano. Em anos mais chuvosos, por exemplo, os efeitos negativos da compactação do solo são diminuídos, já que o sistema radicular das plantas consegue se desenvolver mesmo em solos com alguma compactação.
Os defensores desse sistema dizem que não há alternativa mais viável obviamente estão se referindo à viabilidade econômica.
A biodiversidade ao contrário, promove a sustentabilidade de uma área.

AGRICULTURA FAMILIAR
A agro ecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. A agricultura familiar visa sobre tudo à qualidade do alimento, já que muitos produtores abrem mão do uso de agrotóxicos em suas plantações.

Nessa modalidade de lavoura um dos destaques principais também vai para a produção reduzida e variedade de cultivo como, por exemplo, o cultivo de hortaliças e verduras em conjunto respeitando o ciclo de cada variedade.

Os impactos desse modo de cultivo ao meio ambiente e reduzido, pois o cuidado com o mesmo e de suma importância para uma boa produtividade. A não utilização de maquinário e produtos pesados contribui de forma essencial para a recuperação rápida do solo e a diminuição da perda de nutrientes.

Resumindo esse método de cultivo visa e depende totalmente do equilíbrio do meio ambiente, tudo deve estar em perfeita harmonia.
No mercado de consumo esses produtos porem tem pouco espaço, abafados pelos grandes produtores de monoculturas, uma realidade que pode ser mudada.

O ministério do desenvolvimento agrário (MDA) vem tentando mudar e adequar regras que tornem esses produtores mais competitivos no mercado de produção, através de cooperativas de pequenos produtores e investimentos em ampliação das lavouras de agricultura.

O que pelo mercado e visto com bons olhos, já que hoje em dia se fala tanto em sustentabilidade.

MAS O QUE ISSO INFLUENCIA NA GASTRONOMIA?
A gastronomia só tem a crescer e se tornar mais rica com todos esses tipos de produção, tanto da monocultura, que produz em grande escala e abastece as prateleiras dos mercados como na agricultura familiar que reduz a ingestão de agrotóxicos e aproxima o consumidor final do produtor e do produto.

Porém, cada vez mais os grandes chefs da gastronomia vem se interessando mais pelos produtos da agricultura familiar na composição de seus pratos, pois alem de mais saudáveis, esses alimentos agregam mais aromas e sobre tudo mais sabor e cor.

Dentro desse desejo nasceu o movimento Slow Food, mas este e um assunto para outro momento.
Nessa “mão” de interesses em comuns, muitos produtores preferem serem “exclusivos” de algum chef, ou restaurante, pois sua produção e pequena e o mercado exige muito dele, tanto na qualidade, como na quantidade, o que muitas vezes pode ser afetado pelo clima, solo, pragas, transporte inadequado, forma de colheita imprópria e má conservação.

Com isso a gastronomia só tem a ganhar, já que bons aromas, sabores, cores, e saúde se unem há um só prazer, o de comer bem, o que aumenta a qualidade e o preço final do prato servido.
Apesar de a alta gastronomia utilizar esses produtos eles não são exclusivos dela, eles também estão ao alcance das classes menores e menos favorecidas, em feiras livres, mercados de produtores (CEASA), ou ate mesmo de porta em porta através de ambulantes.

Utilizar e desfrutar dessa produção pode ter um preço não muito agradável, porem pode ter a certeza de que seus pratos com esses produtos farão o sucesso esperado, em sua casa, ou estabelecimento enfim em qualquer lugar em que exija alimentação saudável e de alta qualidade.

Autor:
Natanael Gonçalves dos Santos – Personal Chef
Instagram/ Facebook: Bouquet Garni Eventos (serviço de buffet e organização de eventos)
Email: bouquetgarnieventos@hotmail.com
Contatos (62) 3943-1359 – (62) 99172-2316 WhatsApp

Nessa modalidade de lavoura um dos destaques principais também vai para a produção reduzida e variedade de cultivo como, por exemplo, o cultivo de hortaliças e verduras em conjunto respeitando o ciclo de cada variedade. ( Foto Natanael)
Esse método de cultivo visa e depende totalmente do equilíbrio do meio ambiente, tudo deve estar em perfeita harmonia. ( Foto Natanael)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Deixe seu comentário

    Protected by WP Anti Spam