Jogo da Baleia Azul ?

O Jantar que Salva Vidas

Jantar em Familia ( Foto: Obesidade Infantil)

O Jantar que Salva Vidas

O Assunto do momento é o Jogo da Baleia Azul, ele tem vitimado jovens e preocupado muitos pais e familiares. Para mim, um homem de 31 anos ou para você, pode até parecer bobagem, ou impossível um jovem em pleno uso das suas faculdades mentais chegar ao ponto do suicídio em prol de um jogo. Mas gostaria de ir um pouco além do jogo e analisar o contexto geral da situação.
Não vou usar meu exemplo pois fui criança em uma época completamente diferente (Graças a Deus), mas será que os filhos estão chegando em casa e se trancando no quarto sem que os pais saibam o que ele faz no computador ou no celular? Será que os pais conhecem os amigos, pais dos amigos e os locais em que o filho anda? Será que ao chegar da escola os pais perguntam como foi o dia de aula dos filhos? O que ele aprendeu? Quando o comportamento é desrespeitoso ou inadequado ele é repreendido? Prometi não usar meu exemplo mas vou usar o exemplo do meu irmão hoje com 18 anos e que mesmo com 17 anos quando tinha um comportamento inadequado perdia o acesso ao computador e ao celular como castigo.

Hoje devido a correria do dia a dia algumas coisas perderam o valor, coisas muito importantes para a formação do caráter e amadurecimento das crianças e dos jovens, o jantar em família, aquele que todos sentam à mesa e dialogam sobre como foi seu dia, suas dificuldades e trocam idéias sobre como superar os problemas e como melhorar suas vidas profissionais e pessoais. Sabemos que depressão e outras doenças não são curadas com uma simples refeição em família, mas esta refeição pode ser o momento em que pode se perceber algo estranho no comportamento dos filhos, algum sinal de depressão, rebeldia, agressividade e detectar estes sintomas no início pode sim fazer a diferença lá no final.

Com certa frequência vemos pacientes terminais que seu último desejo é se encontrar com um familiar, um animal de estimação, etc. Pois este contato com “alguém” amado faz toda a diferença na vida, então por qual motivo muitas vezes em nosso dia a dia estamos deixando de manter este contato? O Jantar em Família pode salvar uma vida, a percepção de algo errado ou detectar um comportamento estranho pode ser crucial para evitar um fim trágico de nossos jovens, sejam por um jogo, uso de drogas, más influências, etc. Que possamos sempre ter tempo para este jantar em família, conversar, dar risada, dividir as vitórias e dificuldades e manter o contato próximo, pois além de ser maravilhoso ter por perto quem amamos e valorizar isso, este simples ato da convivência diária e de uma mera refeição pode manter ao nosso lado alguém que poderia em algum momento se perder de sí e de nós caso esse contato diário não existisse.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Veja mais

    Deixe seu comentário

    Protected by WP Anti Spam