Roosevelt Ribeiro

Mito da Caverna de Platão.

A mídia e o fogo na caverna, uma triste realidade

A muito tempo ouvi comentário sobre o Mito da Caverna de Platão.
Um dos contos filosóficos mais famoso que retrata a realidade humana.

Depois de uma quarentena que vai pra mais de dois meses. Cansado de ver e ouvir uma Mídia tendenciosa e maldosa, filmes novos e antigos, encontrei uns vídeos muitos bons de uma professora de filosofia. Me permitam dizer seu nome Prof. Lúcia Helena Galvão, Projeto Nova Acrópole/DF.Que tem muito conhecimento e facilidade para falar e apresentar temas filosóficos. São verdadeiras aulas do conhecimento da história da humanidade e seus filósofos.Depois de assistir e gostar das vídeo aulas, encontrei O Mito da Caverna de Platão.Vi gostei e vi novamente.
Viajei a 2.400 anos atrás na época de Platão dei uma espiada e voltei aos tempos atuais.

Pensei como um Homem a mais de 2000 anos pode retratar a natureza humana e seus comportamentos com tanta realidade e acertar um cenário no futura com tanta precisão. Se não vamos lá.
No Mito da Caverna o conto fala de umas pessoas presas em uma caverna a viver uma realidade que lhes eram mostradas a partir de sombras no fundo da caverna, projetadas por uma fogueira, as imagens projetadas e sonorizadas por pessoas que manipulavam uma realidade virtual, irreal e ilusória para induzir os habitantes da caverna a crer que aquela era a realidade.

Veja essa imagem, uma caverna com pessoas presa, uma elevação que impede as pessoas de ver a boca da caverna, e então, não conhece a realidade fora da caverna.
O Sol que nasce para todos, mais sim uma realidade virtual, induzida pelos seus algozes.
Agora vejamos o nosso momento atual, passamos por um momento difícil por conta de uma pandemia. Fato que acontece de tempos em tempos na história da humanidade. Atlântida que submergiu. O Diluvio e a Arca de Noé. A Peste Negra, As Guerras Mundiais e outros eventos.

Creio que sempre houve manipulações de algumas pessoas poderosas com interesses próprios sobra as massas.
A diferença em relação a nossa atualidade é que a humanidade tem hoje um grande número de cabeças pensantes que reflete mais e visualiza de forma simples e clara a Fogueira provocada pela Mídia, a aterrorizar as massas que
ainda estão presas na caverna, dando importância aos jogos das sombras, sem voltar a mente para a realidade e descobrir um mundo totalmente real e a disposição de todos. Mais que está sendo somente aproveitado por aqueles
que tiveram a coragem de impor a barreira do medo e das mentiras, subindo as escarpadas e ingrede parede da caverna para conhecer a clareza do Sol e a imensidão do mundo ao nosso dispor. A nós oferecido por uma força maior que o poder desses homens que acredita que o poder econômico e político é tudo.

As sombras apresentada pela Mídia tem somente o objetivo de mostrar uma realidade enganosa com a propagação do medo da morte. Olha o que as reportagens mostra para sensibilizar as pessoas. Fala da vida das pessoas que morreram como se elas fosse vítimas únicas, de uma tragédia única e de um único culpado. Mais quantos outros morrem todos os dias por inúmeros motivos durante o tempo todo e a Mídia não dá tanta importância como no caso da Pandemia. Tudo no sentido de desestabilizar um governo que não reza nas  suas cartilhas de interesses.

Reconheço ninguém é cem por cento correto. Todos nós temos nossas limitações, defeitos, mais projetar sombras escuras, disseminar medo, manipular situações com agravamento dos fatos, é acorrentar o Ser Humano na Caverna. É fazer uma fogueira e apresentar uma realidade destorcida e retardar a evolução.
Segundo o Ideal Platônico, o Homem ao se libertar da caverna e conhecer a verdade, ver a luz, ele retorna para salvar os demais da ignorância e levar a todos a um degrau acima na escala da evolução. Mais o que vemos são pessoas estudadas, formadas e pós-graduadas livrando da caverna e aliando aos algozes, projetando sombras para continuar manipulando o povo.

Mas na verdade saíram somente de maneira simbólica.
Pois continuam dentro da caverna trabalhando no fogo sofrendo o calor e as pressões de alguns mais poderosos que realmente estão fora da caverna.
Mais que ainda estão acorrentados a fantasia do poder terreno que é limitado a uns poucos anos de vida irreal. Essa vida terrena que devem ser usadas para  refletir como deve ser a verdadeira vida. Como diz a filosofia se perdemos não é real. O Ter é passageiro o Ser é real.

O grande Mestre veio e mostrou essa realidade. O Caminho, A Verdade e a Vida, que homem algum pode tirar.
Mais que devemos conquistar.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real  tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”.

Platão

By Roosevelt Gomes Ribeiro

No Mito da Caverna o conto fala de umas pessoas presas em uma caverna a viver uma realidade que lhes eram mostradas a partir de sombras no fundo da caverna, projetadas por uma fogueira,
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo