O cliente tem direito ao melhor atendimento

(imagem: google)
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O cliente tem direito ao melhor atendimento

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Quantas vezes estamos precisando de produtos e serviços, mas ao sair em busca de nossas necessidades nos deparamos com diversas situações que vão desde a total frustração até um bom atendimento – alguns podem se perguntar, mas seria mesmo do pior a talvez o melhor? Sim, isso que propus.

Os empresários e as organizações do mercado têm estado distante do que o cliente espera. Existe muita preocupação com os concorrentes, com os impostos, com as tendências de mercado, com a última moda em termos de administração do negócio, implantação de tecnologias e etc., mas mal se tem investido tempo em entender o que os clientes querem, esperam encontrar e precisam – quem dirá então, fazer com eles fiquem encantados.

Em meio a toda essa bagunça, o foco no cliente, aquele que gasta seu dinheiro em troca de produtos ou serviços, tem sido colocado em um plano secundário, as vezes até esquecido. Isso é um pecado capital, visto que a existência de todos negócios depende de o cliente trocar sua posse, pelo que a empresa tem a oferecer.

Mas sejamos honestos, nem sempre isso será possível, pelas razões mais simples: expectativas muito altas, preço, tempo disponível e tudo mais. Mas mesmo aí, não existindo a troca que o cliente quer, devemos estar preparados a dizer que “não temos” ou “não podemos atender” a ele naquilo que ele quer, oferecendo a melhor solução para a oportunidade em que o cliente necessite novamente da empresa. Isso também é atendimento, claro! Na maior parte das pesquisas, a principal razão apontada para os clientes não comprarem é o mal atendimento recebido pelas empresas – mal atendimento mesmo quando se compra o produto ou serviço.

Então, é urgente admitir que quem estiver preparado para atender, poderá, sim, dar ao cliente não apenas uma experiência qualquer, que vai fazer dele um passageiro sem previsão de retorno, mas mostrará ao cliente que não é só dizer ele que “tem sempre razão”, que faz ele importante para empresa, mas, sim, permitir que independentemente de ele ter ou não o que ele estava procurando em alguma oportunidade, se proporcionará a ele algo que ele sempre lembrará da sua empresa por ter recebido o melhor atendimento possível!

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