Queda de preço

Preço do aluguel cai 0,33% em agosto

O aluguel residencial caiu 0,08% em 2017 e 0,51% nos últimos 12 meses, segundo o Índice FipeZap

Imóveis: Preço do aluguel caiu pelo terceiro mês consecutivo em agosto (vicnt/Thinkstock)

Preço do aluguel cai 0,33% em agosto

O preço dos imóveis para alugar caiu pelo terceiro mês consecutivo em agosto. O valor médio de locação recuou 0,33%, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação nos valores de apartamentos anunciados em 15 cidades brasileiras.

Isso significa que o poder para negociar preço segue na mão de quem aluga. Desde o início do ano, o preço médio de locação se manteve estável, com uma pequena queda de 0,08%. No entanto, a inflação acumulada em 2017, medida pelo IPCA, foi de 1,62%. Ou seja, a queda real do Índice FipeZap de Locação no período foi de 1,67%.

A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta inferior ao aumento generalizado dos preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

Nos últimos 12 meses até agosto, o aluguel residencial caiu 0,51% e a queda real foi de 2,9%. Alugar ou comprar um imóvel? A Racon preparou uma leitura obrigatória para você tirar sua dúvida Patrocinado

Entre as cidades monitoradas, as maiores quedas nos preços nos últimos 12 meses foram no Rio de Janeiro (-6,62%) e em Campinas (-4,62%). Já entre as cidades que registraram aumento de preço, se destacam Distrito Federal (+3,32%) e São Bernardo (+3,0%).

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Deixe seu comentário

    Protected by WP Anti Spam