Fundo Municipal de Cultura

Prefeitura anuncia novas regras para o Fundo Municipal de Cultura

Em cumprimento a compromisso de campanha, a partir de agora, 100% dos recursos irão para os projetos de artistas do município

(Foto: Prefeitura de Anápolis)

Prefeitura anuncia novas regras para o Fundo Municipal de Cultura

Artistas, intelectuais e representantes da cena cultural da cidade se reuniram no miniauditório da Prefeitura para acompanharem o anúncio das novas regras que disciplinam a utilização o Fundo Municipal de Cultura, contidas no Decreto nº 41916 assinado pelo prefeito Roberto Naves, no dia 27 de outubro. A principal novidade informa que, a partir de agora, 100% do Fundo, orçado em R$ 462 mil para o próximo ano, será destinado aos projetos da sociedade civil. Antes, apenas uma parte chegava até a atividade fim.

O músico Aldo Santillo, referência anapolina na produção de arte, considera histórica a alteração promovida na legislação. “É uma luta de anos e foi um compromisso assumido por essa gestão com o setor cultural”, afirmou. Ele também vislumbra aquecimento na geração de renda de todos os envolvidos.

O regulamento (veja link abaixo) será publicado no Diário Oficial do Município contendo a indicação das nove linguagens que serão contempladas e as exigências para a habilitação. Poderão ser pleiteados os recursos para a execução de projetos de teatro e circo, música, cultura popular e artesanato, audiovisual, artes visuais, dança, cultura de rua, literatura e artes integradas.

O prazo para as inscrições vai de 9 de novembro a 9 de dezembro. A divulgação dos aprovados será feita no dia 22 de janeiro. “Ainda no primeiro semestre do próximo ano, teremos trabalhos em andamento”, previu o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiz Sérgio Fragelli.

“É um resgate de demandas reprimidas e de promessas que nunca haviam sido cumpridas”, avaliou o vice-prefeito, Márcio Cândido da Silva que, na solenidade, representou o prefeito Roberto Naves. O prefeito, que não compareceu em razão de compromisso oficial em Brasília, já agendou audiência com os membros do Conselho Municipal de Cultura para o fim desta semana.

O secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges, aproveitou a solenidade para confirmar que o prefeito Roberto Naves já autorizou a reforma do Teatro Municipal, onde serão investidos R$ 862 mil, por meio de emendas parlamentares e recursos próprios. Uma outra ótima notícia para quem ama a arte e a cultura.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Deixe seu comentário

    Protected by WP Anti Spam