Hora de cuidar bem deles

Especialista dá orientações sobre Primeiros Socorros para Pets 

Alguns procedimentos podem ser realizados em casos específicos de urgência e emergência 

Generais não aceitam que STF e TSE os impeçam de fiscalizar o sistema eleitoral
17 de junho de 2022
Mostra fracasso de evento de Lula em Natal:
17 de junho de 2022

É de doer o coração ver o animalzinho passar mal e não saber o que fazer nos primeiros minutos em casa.

É de doer o coração ver o animalzinho passar mal e não saber o que fazer nos primeiros minutos em casa.

 

A orientação

é que se o pet apresentar algum problema de saúde, o tutor deve procurar uma consulta veterinária. No entanto, alguns procedimentos de primeiros socorros podem ser realizados em casos específicos de urgência e emergência.

O médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da faculdade Anhanguera, Thiago Bastos, explica que alguns procedimentos podem ser realizados em situações de acidentes com traumas, intoxicação por envenenamento, hemorragias e engasgo.

“É importante ter noções básicas de primeiros socorros para cães ou gatos. Isso torna possível evitar complicações maiores no quadro clínico do animal. Uma pequena ação pode fazer a diferença, até que o animal seja encaminhado ao local de assistência adequado, como um hospital, clínica ou consultório veterinário”, pontua. 
O primeiro passo

é manter a calma, os animais com dor podem ficar irritados e agressivos com o próprio dono. “Fale tranquilamente e evite movimentos muito bruscos com o pet”, explica. O especialista traz outras orientações. Confira:
Engasgo 

Preferencialmente com luvas, abra a boca do bicho e observe se existe algum objeto estranho. Se possível, tente tirar o objeto com a mão. Se ele tentar morder ou não colaborar, mude a estratégia: tente dar um “tapa” nas costas. Se for um pet pequeno, segure-o pelas patas traseiras e chacoalhe no ar, com o focinho para baixo. A pressão poderá ajudar o objeto a se soltar do cão ou gato engasgado.
Envenenamento  

Nessa situação o ideal é a ida rápida ao veterinário, uma vez que o veneno pode atingir a corrente sanguínea em menos de meia hora. Outra orientação é misturar o carvão mineral com água até formar uma pasta e tente fazer o animalzinho ingerir. O carvão absorve alguns tipos de venenos que podem atingir o estômago do pet.
Traumas  

Bastante comum em casos de atropelamentos, o que deve fazer para este tipo de emergência é imobilizar o local fraturado com algo fixo, como uma tábua ou papelão. Ou seja, colocar o animal em uma superfície que simule uma maca e jamais forçar o pet andar.  Em caso de fratura exposta, cubra o local com um pano limpo e encaminhe imediatamente ao médico veterinário, para evitar complicações e infecções, o tutor não deve mexer com o osso do animal.

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros,

a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.
Sobre a Kroton   

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil.

A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse: kroton.com.br

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.