Notícias / Ciência e Tecnologia

Tecnologia & Inovação

Assustador? Google Clip, câmera com I.A que grava o tempo todo, é lançada

A câmera grava clipes quando percebe movimento para captar momentos espontâneos (e possivelmente especiais) que seriam perdidos

Após ser demitido do SBT, Moacyr Franco volta para Globo em série
28 de fevereiro de 2018
Advogados de Marcelo Odebrecht entregam mais de 40 e-mails a Moro
28 de fevereiro de 2018


A Google Clip traz um conceito de câmera nunca visto antes no mercado, mesmo entre às diversas opções e funções existentes. Se esse é um conceito que veio para ficar ( Foto : Divulgação )

Quando o Google anunciou o celular Pixel 2, também divulgou um dispositivo diferente de todos que já vimos até então: uma “smart camera”. A Google Clip é uma câmera que utiliza a inteligência artificial e machine learning para tirar fotos e vídeos de 7 segundos de momentos espontâneos que antes seriam perdidos, justamente pela natureza não planejada.

O conceito da Google Clip é interessante para pais que não querem perder nenhum momento de seus bebês, como a primeira vez que começaram a andar, por exemplo. A câmera, que esteve em pré-venda e foi esgotada na Google Store há um mês atrás, agora foi oficialmente lançada na Verizon, Best Buy, B&H Photo e retornou ao estoque da Google Store. A câmera é vendida por US$ 249 e não há previsão de lançamento no Brasil.

A câmera foi idealizada para ser estrategicamente posicionada em lugares interessantes da casa, por exemplo, e ficar ligada. A câmera começa a gravar clipes quando percebe movimento inclusive de animais de estimação. A inteligência artificial garante que a câmera fica mais assertiva de acordo com o uso – com o tempo, a câmera
entenderá quais são as pessoas que estão sempre com o usuário e começará a gravar ainda mais clipes delas. O vínculo com a conta do Google Fotos no aplicativo da câmera torna esse processo mais rápido.

A câmera não capta sons e é discreta – por isso, para que as pessoas saibam que estão sendo gravadas, o design é de fato similar ao de uma pequena câmera comum. A intenção do Google é que os usuários se preocupem mais em participar do momento, permanecendo presente e deixando que a câmera grave os momentos importantes, sem a necessidade de buscar um celular ou uma câmera.

A inteligência artificial garante que o dispositivo escolha quais os momentos que parecem mais interessantes, mas é possível que o usuário aperte um botão para que momentos específicos sejam gravados. A câmera não tem nenhum visor e é possível visualizar os clipes gravados e o que a câmera está vendo através do aplicativo da Google Clip, já disponível para Android e iOS.

A câmera grava pequenos vídeos que podem ser utilizados como GIFS, mas também pelo aplicativo é possível escolher o frame exato desejado e salvá-lo como uma foto. A edição no aplicativo também permite que frames sejam cortados do clipe.

O fato de ter uma câmera ligada gravando clipes esporadicamente sem controle humano em ambiente doméstico é m pouco assustadora. Então, para manter a privacidade – afinal, é uma câmera do Google ligada e gravando o tempo todo -, as fotos e clips ficam armazenados na própria câmera (com memória de 16 GB) até que sejam transferidas pelo próprio usuário. Os vídeos gravados possuem a resolução de 1080p e a câmera não grava áudio.

A câmera possui um design branco e turquesa e vem com um case com, adivinhe, um clip para prendê-la em lugares. No entanto, por não ser uma câmera de ação, não é recomendado que o usuário a prenda em lugares móveis ou capacetes, como possível em um GoPro. A intenção é que o dono da câmera realmente participe dos
momentos, sem precisar de uma câmera ou smartphone para isso – e gravando cada detalhe espontaneamente.

A bateria da câmera dura três horas em processo de captura e a conexão da internet só é necessária para que o usuário transfira as fotos para o celular. Além de apenas um botão, a smart camera possui uma entrada USB-C.

A Google Clip traz um conceito de câmera nunca visto antes no mercado, mesmo entre às diversas opções e funções existentes. Se esse é um conceito que veio para ficar, ainda é cedo para saber – mas a câmera é, sem dúvidas, uma novidade que deve ser observada. Para conhecer outras novidades que estão surgindo hoje no
Vale do Silício – lugar onde foi criado o Google e permanece até hoje -, participe da Silicon Valley Conference que acontecerá em São Paulo.

Tainá Freitas
Tainá é repórter da StartSe

Link original da matéria :
https://conteudo.startse.com.br/tecnologia-inovacao/taina/google-clip-camera-com-inteligencia-artificial-silicon-valley-conference/

Confira o vídeo de apresentação da câmera:

https://youtu.be/JXh1yyvXpwo

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Protected by WP Anti Spam