Cintia Aquino Jet7 Brasília comenta
Ex-Ministro e médico Marcelo Queiroga, Lança Biografia
"Queiroga: O Homem, o Médico e a Pandemia" - A Superação da Emergência em Saúde Pública
O renomado médico cardiologista Marcelo Queiroga lançou livro essa semana na Biblioteca do Senado Federal, em Brasília, em um evento que reuniu diversas autoridades do então governo de Jair Bolsonaro.
A obra, que conta com um prefácio assinado pelo próprio presidente, Jair Messias Bolsonaro, detalha a jornada de Queiroga desde sua formação acadêmica até sua nomeação como Ministro da Saúde em 23 de março de 2021, um momento crítico marcado pela ascensão da variante Gama do novo coronavírus.
A cerimônia de lançamento foi marcada pela presença de ex-Ministros do governo Bolsonaro e figuras de destaque no cenário político. Entre os ilustres convidados estava a Senadora Damares Alves, que ofereceu as boas-vindas ao público reunido no evento, e enfatizou a importância do livro e o reconhecimento às contribuições de Queiroga para a gestão da saúde pública no Brasil.
Michele Bolsonaro e Flávio Bolsonaro estiveram presentes no lançamento, a participação deles reforça a proximidade e a relação de confiança entre Queiroga e a família Bolsonaro.
Através do prefácio, o ex-presidente Bolsonaro destacou as contribuições do médico para a administração da saúde pública em um momento de emergência de saúde mundial, num momento tão desafiador como a pandemia.
A participação de autoridades e figura públicas como Cristiane Britto, João Roma, Gen. Braga Neto, Tereza Cristina Damares Alves, Espiridião Amim, Sérgio Moro além de Deputados Federais que estiveram presentes, demonstra o reconhecimento do médico em relação ao trabalho e às contribuições de Queiroga para a saúde pública e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Marcelo Queiroga afirmou:
Neste livro, trago a minha trajetória, desde a minha formação, especialização em cardiologia, até nomeação como Ministro da Saúde em 23 de março de 2021, durante a ascensão da variante Gama do novo coronavírus.
O ministro destacou a inclusão de relatos pessoais, bastidores e ações que fortaleceram o SUS durante a pandemia da covid-19, enfatizando a importância do sistema de saúde para os brasileiros.
Marcelo Queiroga, no seu livro, também usou uma analogia poética para descrever o SUS:
Costumo comparar o SUS a uma boa música.
A boa música já se reconhece nas primeiras notas, SUS, três letras, uma sinfonia de benefícios para os brasileiros.
Essa metáfora reflete o compromisso do médico com a melhoria do sistema de saúde do Brasil.
O livro promete ser uma fonte valiosa de informações sobre a jornada do médico, suas experiências e sua contribuição para o fortalecimento do SUS durante um dos momentos mais desafiadores da história recente do país.
É dessa Brasília de várias facetas, do poder político, mas também dos agitos na noite, na gastronomia, que sempre falamos nesta coluna
Por Cíntia Aquino – Coluna Jet7 Brasília
Serviço
Livro “Queiroga – O Homem, o Médico e a Pandemia”
Editora: Bella Editora
Preço: R$ 120,00
Número de páginas: 388