Caneta Big agindo pelas estradas
Bolsonaro edita MP que institui o marco legal do transporte ferroviário:
“Atual Governo é o que mais contratou investimento ferroviário”
O presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira (30) uma medida provisória (MP) que institui o novo marco legal do transporte ferroviário.
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o texto muda o atual regime jurídico do setor, permitindo que a construção de novas ferrovias seja feita por meio de uma autorização simplificada.
No atual sistema, as ferrovias são consideradas de domínio público e só podem ser operadas por um parceiro privado em regimes de concessão ou permissão, via licitação, para construção e exploração de trechos.
De acordo com a MP, também poderá ser autorizada a exploração de trechos sem operação, devolvidos, desativados ou ociosos.
No caso de um interessado pretender construir uma ferrovia somente em áreas privadas obtidas sem a necessidade de desapropriação, o procedimento poderá ser ainda mais simplificado, bastando um registro do projeto na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
“Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, a atual extensão da malha ferroviária nacional é semelhante àquela existente em 1922, cerca de 29 mil quilômetros. Descontados os trechos subutilizados, chega-se a uma extensão próxima aos níveis de 1910, cerca de 20 mil quilômetros, e a um volume transportado semelhante ao de meados da década de 1990. A modalidade de concessão, forma pela qual o serviço de transporte ferroviário é prestado atualmente, tem se revelado incapaz de promover todos os investimentos necessários ao desenvolvimento do setor”, informou a pasta, em nota.
O Governo @JairBolsonaro já se consolidou como o que mais contratou investimento ferroviário por meio de concessões (R$ 30 bi). Chegou a hora de darmos o maior salto no setor desde o Barão de Mauá. A MP que institui o regime de Ferrovias Autorizadas no 🇧🇷 acaba de ser publicada. pic.twitter.com/u6qkTtYqdL
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) August 30, 2021
By: Terra Brasil Notícias
Link original da matéria:
https://terrabrasilnoticias.com/2021/08/bolsonaro-edita-mp-que-institui-o-marco-legal-do-transporte-ferroviario-atual-governo-e-o-que-mais-contratou-investimento-ferroviario/
Bolsonaro edita MP que institui o marco legal do transporte ferroviário: “Atual Governo é o que mais contratou investimento ferroviário”[/caption]
