
Quem não conhece a história de Anápolis, ou pouco se importa com ela, não tem como avaliar.
Mas, poucas instituições
foram, e são tão importantes para esta cidade como a ACIA.
Vanguardeira em tudo,
a instituição participa ativamente da construção da história de Anápolis desde a década de 1930, quando a cidade ensaiava os primeiros passos para se consolidar como o maior centro gerador de riquezas de todo o interior goiano.
Porta-voz
dos anseios da comunidade, a ACIA, nascida “Associação Comercial”, ocupou lugar de destaque nas discussões, fossem elas quais fossem.
Quando o status, o nome, a hegemonia e a liderança de Anápolis se encontravam em jogo, independentemente do motivo, a “Casa do Empresário”, como é intitulada carinhosamente pelos seus membros, era a primeira a “pular na frente” para defender os interesses de Anápolis. Tem sido assim ao longo dos anos.
A história da ACIA
é repleta de exemplos, os mais variados, de vezes em que ela, independente, forte e respeitada, abriu espaços consideráveis para o fortalecimento do potencial socioeconômico de Anápolis. Principalmente na defesa de seus associados.
É uma instituição classista notável.
Talvez, é quase certo que sim, seja este o motivo pelo qual a Associação Comercial e Industrial de Anápolis exerce tanto interesse, tanta admiração, tanta influência no município e no Estado.
A implantação da Estrada de Ferro (anos 30); a construção de Goiânia (anos 40); a explosão como grande centro atacadista (anos 50); a construção de Brasília (anos 60) e a chegada da Base Aérea e do DAIA (anos 70), assim como a consolidação desses e de outros grandes projetos nas décadas seguintes, levam a assinatura da ACIA, que participou, diretamente, de todos eles.
É, com certeza
uma das maiores referências de Anápolis. Daí, a importância de que ela deva continuar assim, independente, atuante, forte e cada vez mais atualizada ao tempo e às necessidades dos seus associados e da comunidade que a acolhe.
Para concluir,
transcrevemos o que se pode ler no Google quando se busca ACIA:
“A Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA, é a mais antiga entidade classista do estado de Goiás, desde 1936 sempre atuante no desenvolvimento econômico de Anápolis; é local de discussões dos interesses da classe empresarial, proporcionando o fortalecimento do setor produtivo local, regional e nacional.”
By Vander Lúcio Barbosa
Vander Lúcio Barbosa é diretor geral do jornal e portal CONTEXTO e colunista do Portal 7Minutos

