Notícias : Mundo» Notícias

Com uma bateria de drones

Hezbollah ataca Israel; Rússia e EUA tentam evitar escalada no Oriente Médio

Casa Branca e Kremlin acionam ferramentas diplomáticas para evitar guerra generalizada entre Teerã e Tel Aviv

O Hezbollah lançou uma bateria de drones contra o território israelense nesta terça-feira (6), ferindo cinco pessoas nas cidades do norte do país.

Os líderes do grupo armado que atua no Líbano deixaram claro que esse é mais um ato de apoio aos palestinos na Faixa de Gaza, e não uma resposta direta à morte de um comandante do Hezbollah causada por um bombardeio israelense em Beirute na semana passada.

O ataque desta terça-feira amplia o risco de uma escalada regional dos conflitos no Oriente Médio, que poderia envolver uma guerra direta entre Israel e o Hezbollah e, em último caso, também o Irã — principal potência militar da região que mantém diversos grupos armados por meio do Eixo da Resistência.

O risco da eclosão de confronto direto entre Teerã e Tel Aviv aumentou depois de um ataque matar o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em território iraniano horas depois da posse do novo presidente do país, Masoud Pezeshkian.

O Irã credita o ataque a Israel, que não nega nem confirma a autoria da morte.

EUA e Rússia entram no circuito
Uma guerra generalizada na região desestabilizaria a já frágil ordem geopolítica que predomina no Oriente Médio.

Além do impacto humano, o conflito causaria, também, uma disrupção nas cadeias globais de produção e refinamento de petróleo.

Para tentar evitar esse risco, as duas potências com mais influência na região passaram a pressionar o Irã e Israel a limitar seus ataques de maneira que evite a escalada da violência.

Os Estados Unidos, que não têm relações diplomáticas com o Irã, instou outros países através dos canais diplomáticos a dizerem a Teerã que a ampliação da violência no Oriente Médio não é do seu interesse.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta terça-feira que a diplomacia americana está

envolvida em intensa diplomacia, praticamente 24 horas por dia para ajudar a acalmar as tensões em meio a temores de que o Irã esteja preparando um ataque retaliatório contra Israel.

 

Todas as partes devem abster-se de uma escalada. A escalada não é do interesse de ninguém.

Só levará a mais conflitos, mais violência, mais insegurança, disse Blinken durante uma cerimônia de assinatura com o seu homólogo australiano em Washington.

Já o presidente russo, Vladimir Putin, pediu ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, uma resposta contida à suspeita de assassinato do líder do Hamas por Israel, alertando contra ataques a civis israelenses, disseram duas fontes iranianas importantes.

A mensagem, segundo as fontes, foi entregue na segunda-feira (5) por Sergei Shoigu, um importante aliado do líder do Kremlin, em reuniões com altas autoridades iranianas, enquanto a República Islâmica avalia a sua resposta ao assassinato de Ismail Haniyeh.

A avaliação do Kremlin, segundo fontes, é de que Oriente Médio estava à beira de uma grande guerra e os responsáveis ​​pelo assassinato estavam claramente a tentar desencadear tal conflito.

Israel se prepara para resposta imediata
Na segunda-feira, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, alertou que Israel deve estar preparado para qualquer coisa, incluindo uma transição rápida para o ataque contra Irã ou o Hezbollah.

A resposta do país a qualquer ataque dependeria provavelmente mais dos danos causados ​​do que da escala do ataque, de acordo com duas fontes familiarizadas com avaliações recentes de Israel.

O Irã apoia o Hamas, que está em guerra com Israel em Gaza, e também o Hezbollah, com quem Israel tem trocado ataques desde que o Hamas invadiu o sul de Israel em 7 de outubro e desencadeou o conflito em Gaza.

(Com informações da Reuters)

Link original da matéria:
CNN DO BRASIL

[caption id="attachment_172301" align="alignnone" width="1024"] Antony Blinken em Tel Aviv / 11/6/2024 JACK GUEZ/Pool via REUTERS[/caption]
https://youtu.be/NPdTPMQZLzs?si=jRAPNIYnP58ftJww https://youtu.be/vle74zF7qog?si=-l8NUemMFDeTGnDU https://youtu.be/TDUdYj1soXc?si=pg4G_pTD96vdesGq https://youtube.com/shorts/QinjlGPFobk?si=C8LAA_G8iTPL-mc9 https://youtu.be/wlsY4Lwm3x0?si=spfaVa_WUOKrbqTY  
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo