Dia do Consumidor
Tecnologia e consumo: aumento das buscas por eletrônicos em 2025
Crescimento de até 70% nas buscas indica mudança de perfil e amadurecimento do consumidor

Uma das datas mais importantes para o varejo brasieliro está chegando, a Black Friday.
Em 2025 a busca por eletrônicos e inovações atingiu marcas muito acima dos anos anteriores, o que indica uma previsão de alto volume de compras para esse ano.
Dados divulgados pela Loja Integrada registram que as vendas de eletrônicos durante a Semana do Consumidor (15 de março) cresceram 70,3% em relação ao mesmo período no ano de 2024, mostrando o aumento expressivo de interesse por produtos tecnológicos.
Os estudos também indicam que os produtos mais procurados são celulares, notebooks, TVs e fones de ouvido com destaque entre as categorias mais buscadas durante eventos promocionais.
O perfil do consumidor mudou
Esse aumento nas buscas por eletrônicos denota uma mudança significativa no perfil dos consumidores atuais.
Os consumidores de perfil econômico CDE (85% dos consumidores) estão mais conectados digitalmente são os que mais ampliaram a compra de dispositivos tecnológicos.
Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2025 o perfil médio do consumidor brasileiro de tecnologia está na faixa etária de 30-49 anos (46%), predominantemente formado por mulheres (52%).
Já a distribuição geográfica comporta a região Sudeste (46%), Nordeste (25%), Sul (16%).
Dispositivos líderes nas pesquisas
Em 2025, os smartphones continuam na liderança das buscas em dispositivos eletrônicos.
Os modelos categorizados como premium e intermediários estão entre os mais desejados pelos consumidores, com destaque para a marca chinesa Xiaomi que vêm ganhando cada vez mais território em relação aos competidores Apple e Samsung.
Entre as características mais procuradas para smartphones, estão as câmeras de alta qualidade, telas maiores, conectividade 5G, bateria com maior duração e maior espaço de armazenamento.
Os modelos de smartphones mais vendidos em 2025 são:
● iPhone 16 Pro Max;
● Samsung Galaxy S25 Ultra;
● Poco X7 Pro 5G;
● OnePlus 13R.
Na segunda posição dos dispositivos mais buscados estão os notebooks e os tablets, em especial pela concretização dos modelos híbridos de trabalho, pois aliam a velocidade de processamento necessária para a maioria das atividades com a praticidade e leveza de transporte.
Os tablets que permitem o uso de teclado e caneta, oferecendo ao consumidor a experiência de dois dispositivos em um só, acabam por conquistar mais espaço em relação aos modelos mais simples.
Logo em seguida, os dispositivos de áudio sem fio seguem como uma das categorias mais populares em vendas. Fones bluetooth, caixas de som sem fio e headfones chamam a atenção dos consumidores pela qualidade sonora e pelo conforto.
As Smart TVs, também registraram aumento nas vendas, especialmente depois do barateamento de tecnologias como telas OLED para aparelhos de introdução mais baratos.
Por fim, aparelhos de assistência digital e automação ganham um pouco mais de espaço, em particular entre os perfis de consumo mais alto, que buscam maior automação das residências.
Datas mais buscadas para compras
Uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil, em 2024, mostrou que o Dia do Consumidor ocupa o quarto lugar (31,1%) na lista de datas comemorativas voltadas para o mercado varejista, ultrapassando o Dia das Crianças (21,9%) e ficando atrás da Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia das Mães e dos Pais (33,7%)
O movimento vai além de simplesmente encher um carrinho de compra digital.
Os consumidores começam a planejar com antecedência suas listas de desejo, criando vigílias de monitoramento e comparação de preços para não cair em golpes.
Além disso, existe todo um nicho de influenciadores dedicados à comparação e avaliação de detalhes de eletrônicos como processadores, tela, autonomia de bateria e resistência, capacidade de armazenamento etc.
Esse comportamento mostra maior maturidade do público, que busca não apenas economia na hora da compra, mas também melhor desempenho e durabilidade a um preço justo.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social