Notícias : Anápolis» Notícias

Prefeitura Anápolis Trabalhando

Prefeitura de Anápolis trabalha preventivamente para período regular de chuvas

A Prefeitura Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realiza ações preventivas para o período regular de chuvas.

Os trabalhos incluem limpeza de bocas de lobo e galerias, desassoreamento, além do monitoramento de pontos críticos e estruturas de detenção de água.

A limpeza acontece principalmente em bocas de lobo, com o uso de caminhões de hidrojato, e em galerias de pontos estratégicos da cidade.

Atualmente, são aproximadamente 250 bocas de lobo desobstruídas por mês. A medida busca desobstruir os canais e facilitar a passagem da água durante o período chuvoso.

Os serviços seguem um cronograma preventivo, priorizando os pontos mais críticos e com histórico de alagamentos.

A população também pode solicitar a limpeza pelo Conecta Anápolis.

A orientação é que a população também mantenha a limpeza em áreas residenciais e comerciais e não jogue lixo nas ruas ou em bocas de lobo.

A prática pode obstruir a passagem da água e, como consequência, provocar alagamentos.

Desassoreamento

Outra medida adotada é o desassoreamento de áreas críticas, que consiste em um processo técnico de remoção de sedimentos, lodo, areia, lixo e outros detritos que se acumulam nos cursos d’água e podem obstruir a passagem da água, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

O serviço é realizado em pontos importantes da cidade, após avaliação das equipes técnicas, especialmente nos córregos Antas, Góis, João Cesário e Água Fria.

Entre os locais de atenção estão as lagoas de detenção do Parque Onofre Quinan, o córrego Góis sob a Avenida Amazílio Lino, a região do Andracell, envolvendo os córregos Antas e João Cesário, e as regiões do Parque JK e Vila Santa Maria de Nazareth, na bacia do Água Fria.

O trabalho é importante para retirar os sedimentos acumulados, melhorar o escoamento da água e recuperar a capacidade de armazenamento das estruturas de detenção, reduzindo os riscos de transbordamentos e alagamentos.

As equipes também acompanham as estruturas de detenção, além de realizarem intervenções nos cursos d’água e nos pontos de lançamento, conforme as necessidades identificadas.

Esse acompanhamento permite verificar o acúmulo de sedimentos, obstruções, erosões e outros problemas, orientando os serviços de limpeza, recuperação e manutenção dessas estruturas.

Monitoramento em tempo real

Além desses serviços, a Prefeitura de Anápolis mantém um sistema de monitoramento 24 horas, com participação integrada das equipes de Obras, Zeladoria, Trânsito e Defesa Civil, em articulação com outros órgãos ligados à infraestrutura e à segurança urbana, como Corpo de Bombeiros, Equatorial, Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Saneago e Polícia Militar.

A estrutura permite a articulação e a resposta diante da identificação de situações de risco ou da necessidade de intervenção.

As equipes observam os principais pontos da cidade, monitoram o volume da água durante as chuvas por meio de pluviômetros e emitem alertas em caso de perigo para a população.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

 

 

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Getter
Truth Social   

Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis
  • ▼
  • Fonte da informação:
  • ▼
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo