'inadmissível'
Atual secretário-adjunto vai assumir Secretaria Executiva da Casa Civil
Fernando Moura, escolhido pelo ministro Onyx Lorenzoni, será o novo número 2 da pasta. Ele vai substituir Vicente Santini, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro.
O novo secretário-executivo da Casa Civil vai ser Fernando Moura, atual adjunto da secretaria. Ele vai assumir no lugar de Vicente Santini, que foi demitido nesta terça-feira (28) pelo presidente Jair Bolsonaro.
O presidente anunciou a destituição de Santini do cargo em entrevista na chegada ao Palácio da Alvorada, após retornar da viagem oficial que fez à Índia.
Santini utilizou voos da FAB para acompanhar comitivas do governo em viagens oficiais à Suíça e à Índia. Ele viajou na condição de ministro em exercício, já que o titular da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está em férias. Bolsonaro ficou irritado, e alegou que Santini poderia ter viajado em voo comercial, como outros ministros fizeram.
A escolha pelo nome de Moura foi de Onyx. Mesmo em viagem aos Estados Unidos, ele comunicou Bolsonaro sobre o novo número dois da pasta. Ainda não há data para o ato ser oficialmente publicado.
Bolsonaro demite ministro em exercício da Casa Civil, José Vicente Santini
Justificativa do presidente
De acordo com a FAB, por decreto, podem utilizar as aeronaves oficiais ministros de Estado e “demais ocupantes de cargo público com prerrogativas de ministro”.
Entre os motivos para solicitar o voo da FAB estão viagens de trabalho, como a realizada por Santini. Neste caso, segundo a Casa Civil, Santini estava como ministro interino, em razão das férias do titular Onyx. Assim, a solicitação seguiu a legislação em vigor.
“O que ele [Santini] fez não é ilegal, mas é completamente imoral. Ministros antigos foram de avião comercial, classe econômica”, afirmou o presidente.
Na noite desta segunda-feira, a Casa Civil divulgou a seguinte nota sobre o caso:
“Em relação à utilização de aeronave da FAB pelo secretário-executivo (e ministro interino) José Vicente Santini: A solicitação seguiu os critérios definidos na legislação vigente.
Bolsonaro deu a Santini a Medalha do Pacificador no ano passado ”
Recebi hoje das mãos do @jairbolsonaro a Medalha do Pacificador. Muito honrado em receber a mesma honraria que meu pai já recebeu.#DiaDoSoldado pic.twitter.com/h32CAQVTLQ
— Vicente Santini (@VicenteSantini) August 23, 2019
Por Gioconda Brasil, TV Globo
Fernando-Moura-Alves é o novo secretário-executivo da Casa Civil vai ser Fernando Moura, atual adjunto da secretaria. Ele vai assumir no lugar de Vicente Santini, que foi demitido nesta terça-feira (28) pelo presidente Jair Bolsonaro.[/caption]
