Anápolis é ponto principal
Aprovado edital de concessão de rodovias que ligam Tocantins a Goiás
O contrato tem duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco. De acordo com a agência, a previsão é que sejam investidos, ao longo do contrato, em torno de R$ 14 bilhões, sendo R$ 6,2 de custos operacionais.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou nesta quinta-feira (28) o edital de concessão do trecho de 850,7 km das rodovias BR-153/414/080/TO/GO.
A expectativa é que o leilão ocorra no dia 29 de abril na sede da bolsa de valores, B3, em São Paulo.
O contrato tem duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco. De acordo com a agência, a previsão é que sejam investidos, ao longo do contrato, em torno de R$ 14 bilhões, sendo R$ 6,2 de custos operacionais.
De acordo com o edital, o leilão será feito em um modelo híbrido. Ou seja, vencerá o certame quem oferecer a menor tarifa de pedágio e o maior valor de outorga pela concessão.
Serão leiloados os trechos da BR-153, que vai de Aliança do Tocantins (TO) até Anápolis (GO), o trecho da BR-414 que vai de Assunção de Goiás (GO) até Anápolis/GO e o trecho da BR-080 que vai do entroncamento com a BR 414 em Assunção de Goiás até o entroncamento com a BR 153.
O projeto prevê 9 praças de pedágio em:
- Aliança (TO),
- Figueirópolis (TO),
- Talismã (GO),
- Santa Tereza de Goiás (GO),
- Uruaçu (GO),
- São Luiz do Norte (GO),
- Jaraguá (GO),
- Barro Alto (GO) e
- Planalmira (GO).
O edital também prevê, entre outros pontos, a aplicação de descontos aos usuários do sistema de pagamento automático de pedágio. A tecnologia permite a passagem no pedágio sem a necessidade de parar na cabine.
A tecnologia será aplicada para os veículos das categorias leves (automóveis e caminhonetes, com reboque ou semirreboque, motos e triciclos), que utilizam a rodovia para a realização de deslocamentos frequentes, usualmente entre municípios próximos, com distâncias de percurso menores que as dos trechos de cobertura das praças de pedágio.
Com Agência de Notícias/Edição-Goiás Em Tempo/
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