Sofrimento pode gerar reação
A corrida eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre promete fortes emoções.
Por um lado, temos o atual prefeito Sebastião Melo do MDB buscando a reeleição, do outro a deputada petista Maria do Rosário.
Melo escolheu a tenente coronel do exército Betina Worm do PL como vice, sua gestão trouxe muitos avanços para Porto Alegre, diminuiu a carga tributária, criou um distrito voltado para empresas de tecnologia, fez melhorias na orla, reformas de infraestrutura em ruas, avenidas, praças e parques.
No entanto, sua gestão foi marcada por denúncias de corrupção em algumas secretarias e por tragédias climáticas que podem comprometer a reeleição.
A esquerda fechou uma coligação com diversos partidos, entre eles PT, PSOL, PCdoB , PV e Rede, Maria do Rosário do PT foi a escolhida para a disputa.
Correndo por fora, temos o candidato Felipe Camozzato do NOVO e Juliana Brizola do PDT.
A disputa provavelmente se dará entre Melo e Maria do Rosário.
Porto Alegre tem uma tradição histórica de esquerda, no entanto, nos últimos anos a extrema esquerda perdeu espaço e os prefeitos eleitos foram de centro-esquerda.
Melo tem a seu favor a coligação com inúmeros partidos tradicionais, Rosário conta com a tradição da esquerda que, independente do candidato escolhido pela chapa, sempre faz 35% dos votos válidos.
Os estragos causados pelas enchentes de maio podem ser um fator de desequilíbrio, pois a esquerda sabe se aproveitar de crises e tragédias.
Uma coisa é certa, Porto Alegre terá segundo turno!
Por Rodrigo Schirmer Rio Grande do Sul
Guerra da Informação.
Cientista político.
Professor de teoria política.
Analista de cenário e estratégia política.
Comentarista político no canal Guerra da informação, rádio Bunker e colaborador do Portal 7Minutos
RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO
As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor. Cada jornalista é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O Editor se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele.