Notícias : Anápolis

MOU – Memorando de Entendimento

Começa a implantação do centro tecnológico ferroviário de Anápolis

O complexo irá ocupar uma área de 4 mil metros quadrados. Além dos recursos previstos para a implantação, o Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária já conta com destinação orçamentária para sua manutenção

O governador Ronaldo Caiado e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinaram um MOU – Memorando de Entendimento, para a implantação do chamado Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária ou CETF. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções de Anápolis.

Com previsão de início das operações no segundo semestre deste ano, a estrutura será o maior espaço de desenvolvimento tecnológico ferroviário da América Latina. O Estado irá ceder o local para instalação, enquanto o Ministério da Infraestrutura será responsável pela gestão.

De acordo com o governador, o Centro funcionará como uma unidade de testes acelerados e padronização de tecnologia, com o desenvolvimento de pesquisas e realização de treinamentos.

O objetivo é conceber, prototipar e testar projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários. A expectativa é que, de Anápolis, surjam soluções para a eficiência ferroviária de todo o Brasil.

“Temos aqui a presença das mais importantes ferrovias do país, um polo industrial que é o Daia, um aeroporto, uma referência tecnológica que é a Base Aérea e de conhecimento, que são as faculdades. Portanto são muitas as condições favoráveis para que Anápolis acumule pólos de produção industrial avançada e de conhecimento”, disse ele.

O ministro Tarcísio Freitas prevê o início das operações no segundo semestre deste ano. Segundo ele, o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura tem planos muito claros e sólidos para gerir esse empreendimento. “Esse feito será destaque para o país”, disse ele.

Já o prefeito Roberto Naves, consiserou este um grande presente para Anápolis, que completa 114 anos este mês.

“A parceria se extende ao município, que dará todo o apoio necessário para a implantação, afinal, quem mais ganha com isso são os Anápolis os, tanto com a circulação de renda, geração de empregos quanto com a geração de conhecimento e oportunidades”, declarou ele.

O complexo irá ocupar uma área de 4 mil metros quadrados. Além dos recursos previstos para a implantação, o Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária já conta com destinação orçamentária para sua manutenção. A iniciativa vai receber recursos das concessionárias de ferrovias no Brasil, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A expectativa é de que sejam investidos entre 10 e 20 milhões de reais deste fundo, para a implantação e manutenção da estrutura, com expectativa de atingirem os R$ 60 bilhões em 30 anos. Os investimentos vão possibilitar o atendimento de todas as concessionárias ferroviárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.

Ainda de acordo com Roberto Naves, a Prefeitura, por meio de seus programas de fomento a ciência e tecnologia, e de parcerias com universidades, institutos de pesquisa e iniciativa privada, também faz parte deste ecossistema de inovação.

“Somado às tecnologias de ponta já existentes, como as da Base Aérea e das indústrias do polo farmoquímico, por exemplo, o CEFT vai projetar o município no cenário nacional de inovação”, prevê.

Transmitido ao vivo pelas redes sociais do Governo, a solenidade contou ainda com as presenças do secretário-chefe da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, e do Secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira.

BY: José Aurélio Mendes

Caiado, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Anápolis, durante assinatura do MoU para a implantação do CETF: “Vamos formar as melhores cabeças para discutir o avanço das ferrovias Brasil afora” (Fotos: Secom GO)
O ministro Tarcísio Freitas prevê o início das operações no segundo semestre deste ano. Segundo ele, o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura tem planos muito claros e sólidos para gerir esse empreendimento. “Esse feito será destaque para o país”, disse ele. Já o prefeito Roberto Naves, consiserou este um grande presente para Anápolis, que completa 114 anos este mês.
“Temos aqui a presença das mais importantes ferrovias do país, um polo industrial que é o Daia, um aeroporto, uma referência tecnológica que é a Base Aérea e de conhecimento, que são as faculdades. Portanto são muitas as condições favoráveis para que Anápolis acumule pólos de produção industrial avançada e de conhecimento”, disse ele.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo