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Câmara de Anápolis apresenta cobranças e Saneago expõe ação para resolver problema da água suja

Diretores da companhia ouviram vereadores e apresentaram justificativas para problema que perdura há semanas na cidade

Um grupo de diretores da Saneago esteve na Câmara Municipal de Anápolis, na manhã desta sexta-feira (31.jan), convocados pela presidente, vereadora Andreia Rezende (Avante) e pela Mesa Diretora do Legislativo, para dar satisfação aos vereadores e à população, sobre o fornecimento de água suja, conforme verificado na cidade nos últimos meses.

Andreia Rezende abriu a reunião, citou reunião realizada há quase um mês na prefeitura, a inspeção que fez à Estação de Tratamento de Água (ETA) há alguns dias e fez cobrança para que o problema seja definitivamente solucionado.

O diretor Financeiro e de Regulação da Saneago, Marco Túlio de Moura Borges, com apoio de um projetor de imagens, apresentou aos vereadores alguns fatores que, segundo ele, foram responsáveis pela ocorrência de água suja nas torneiras nas residências dos anapolinos.

Entre elas as chuvas intensas dos últimos meses, as quedas de energia constantes, o manejo inadequado do solo pelos horticultores da região do Ribeirão Piancó, e as obras e serviços realizados pela empresa em várias regiões da cidade.

Os sistemas de captação Piancó I e II, disse Marco Túlio, passaram por intercorrências em função das quedas de energia, o sistema é pressurizado, quando retorna carreia matéria e distribui pela tubulação, o que provoca a turbidez da água.

O fator energia elétrica, disse o diretor, é um problema crítico. Disse que a Saneago tem feito cobranças à Equatorial Energia, “que investe muito, sabemos, mas ainda há um passivo grande”

. E pediu mais fiscalização junto aos produtores rurais do Piancó. Entre as sugestões, pediu a construção de curvas de nível, para que não carrear assoreamento para a Bacia do Piancó.

O plano de ação adotado pela Saneago, segundo Marco Túlio, contemplou a limpeza da Estação de Captação do Piancó que, disse, foi higienizada. Informou também que foi contratada empresa especializada para melhorar a dosagem química da estação. Nesta semana, módulos floculadores e filtros foram higienizados.

No dia 27 de janeiro, revelou o diretor, foi iniciada substituição de equipamentos floculadores e outros setores da ETA, adequando bombas, melhorando a qualidade de equipamentos. Este serviço será concluído na próxima semana.

Na captação é feita ainda a drenagem e limpeza, para remover a matéria sedimentada que está no fundo da captação, serviço que será concluído em pelo menos três semanas.

Marco Túlio de Moura Borges anunciou que uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), idêntica à já existente, foi adquirida pela Saneago. Os equipamentos estão a caminho de Anápolis, vindos de Santa Catarina. A nova estação vai dobar a capacidade de tratamento, que deve chegar a 1,6 mil litros por segundo. Neste projeto foram investidos, segundo ele, quase R$ 100 milhões.

Segundo o diretor da Saneago são realizadas ações constantes, com manutenções programadas para limpeza e higienização da reserva de água tratada. São feitas descargas na distribuição. Marco Túlio informou que há oito equipes em Anápolis para fazer o atendimento nas unidades consumidoras.

A qualidade da água, disse, é aferida de duas em duas horas, e os resultados são encaminhados à Agência Reguladora do Município.

Os diretores da Saneago avaliaram que as ações adotadas nas últimas semanas para assegurar água de boa qualidade surtiram efeitos, segundo dados registrados pela empresa. Marco Túlio informou que, em 27 de janeiro, o pico de reclamações chegou a 176. No dia 30 de janeiro, foram registradas 20 reclamações. E que, nesta sexta-feira (31.jan), até às 10 horas, haviam registradas 7 reclamações.

Ao final, o diretor da Saneago ressaltou que a empresa publicou em suas redes sociais um vídeo, por meio do qual pede desculpas à população anapolina pelos transtornos com a água suja e informa sobre as ações realizadas para buscar soluções. “As respostas são firmes e corretas”, disse. E que a Saneago fará tratativas com os consumidores que foram lesados durante a ocorrência do problema.

Saneago alega problemas de fornecimento de energia elétrica

Em resposta às indagações dos vereadores, diretor Financeiro e de Regulação da Saneago, Marco Túlio de Moura Borges disse que o programa de limpeza nas estações de captação e de tratamento, ora em execução, vai continuar.

Disse que o longo período de seca verificado no ano passado e, depois, com as chuvas intensas que caíram na região, foi elevada a turbidez da água na captação, no Piancó.

E que este foi o início do quadro que é verificado atualmente.

Marco Túlio ponderou ainda que o contrato firmado pela Saneago com os municípios, entre eles Anápolis, contempla responsabilidades como a captação, tratamento e distribuição de água, e o afastamento e coleta de esgoto sanitário.

Mas, não, o fornecimento de energia elétrica, responsabilidade da Equatorial Energia. Mesmo assim, revelou, a Saneago teria 300 geradores de energia instalados em Goiás. Os sistemas do Capivarí e do Piancó contam com geradores. Entretanto, disse, existem bombas que os geradores não têm condições de suportar.

Reafirmou que as tratativas com a Equatorial melhoraram, a empresa tem investido recursos, mas que há um “passivo muito grande”.

Disse também que a Estação de Tratamento de Água (ETA) opera dentro dos padrões regulatórios e das portarias do Ministério da Saúde (MS). Segundo ele, é essencial que a população encaminhe à Saneago informações sobre resquícios de água suja, para que técnicos sejam enviados ao local para fazer a descarga da água na base do hidrômetro.

Saneago admite possibilidade de ressarcimento

O diretor Financeiro da Saneago, Diego Augusto Ribeiro Silva, admitiu que a empresa estuda fazer o ressarcimento dos consumidores que se sentiram lesados com as ocorrências de água suja na torneira. Segundo ele, um canal de comunicação, que não é o mesmo utilizado para as reclamações, deve ser aberto para tratar dessa questão financeira.

Mas o diretor deixou claro que é preciso que exista o registro da ocorrência. Ou seja, o cidadão precisa oficializar a reclamação para que possa, assim que for definido, ter garantido o ressarcimento. “É muito importante para que a companhia tome as ações”, completou.

Diego Augusto afirmou que o registro da reclamação é simples, leva poucos minutos e pode ser feito pelo celular. “Não precisa pegar fila, em menos de um minuto consegue fazer a reclamação. E isso será utilizado para fazer ressarcimento”.

Vereadores são contundentes em discursos

A presidente Andreia Rezende (Avante) reconheceu a importância e respeito da Saneago com a Câmara de Anápolis, ao enviar diretores para o debate em plenário.

E por reconhecer que houve erro e as medidas estão sendo tomadas, ressaltou.

A presidente lembrou que a cobrança foi feita no início das reclamações, ainda nos primeiros dias de janeiro, e a reunião de trabalho desta sexta-feira teve o objetivo de cobrar respostas do que foi feito ao longo das semanas. Andreia abriu a fala para que todos os vereadores pudessem se manifestar.

O vereador Jean Carlos (PL) questionou se a Saneago não tinha, antes da crise atual, um mecanismo de prevenção para manter o controle da qualidade da água.

A Saneago opera esse sistema há décadas, não é algo novo.

Existe prevenção?

Precisamos evoluir em mecanismos de controle de qualidade. Higienizar a bacia e os contêineres e módulos.

E quanto aos muitos anapolinos que não formalizaram a ocorrência? Será que esse ressarcimento será feito por região?

Muitos não têm facilidade de registro, disse o vereador

O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) também cobrou providências imediatas, sobretudo porque a água suja é uma questão de saúde pública. Alex Martins (PP) foi direto: “esse problema vai acontecer novamente?”

O vereador Jakson Charles (PSB) falou sobre o ressarcimento, lembrando da importância de reparar as perdas do consumidor quanto a equipamentos que estragaram por conta da água suja. Frederico Godoy (Agir) pediu prazo para que a situação seja resolvida definitivamente.

O vereador Policial Federal Suender (PL) também questionou qual o prazo para resolver essa situação. Ele completou argumentando se a Saneago foi multada por conta das falhas recentes e antigas, pois tem bairro na cidade que sofre com água suja há pelo menos três anos.

Para o vereador Luzimar Silva (PP), não adianta “falar bonito” se o resultado é caótico. Segundo ele, a Saneago é a empresa que mais tem causado prejuízo para Anápolis, citando o caso dos buracos abertos no asfalto e que demoram a serem fechados.

O vereador João da Luz (Cidadania) lembrou que o problema da água suja não é recente.

Há sete meses acionamos vocês por causa da água turva. Mas a verdade é que esse problema não é recente e a população está reclamando muito. Está tendo sete reclamações [no dia de hoje] porque o povo está cansado de reclamar.

O vereador Domingos Paula (PDT) pediu um plano de limpeza das caixas d’água da população.

Poderiam contratar uma empresa e fazer todas as limpezas. Porque nem sempre todo mundo faz a reclamação, mas sabemos que o problema está em todo o bairro.

O vereador Leitão do Sindicato (Avante) afirmou que não adianta mostrar gráficos, mas a população seguir sofrendo há anos. ,

Quem garante que a Saneago está auditando para saber se os prestadores de serviço estão entregando qualidade no trabalho?, argumentou.

Segundo o vereador Ananias Júnior (Agir),  o ressarcimento ao cidadão poderia ser feito a partir de um abatimento na conta de água, por pelo menos seis meses.

A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) também tratou desse viés do ressarcimento, inclusive de equipamentos como máquina de lavar e bebedouro.

A gente vê que vocês estão trabalhando, mas a população clama por solução, completou.

 

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[caption id="attachment_179288" align="alignnone" width="1024"] Câmara de Anápolis apresenta cobranças e Saneago expõe ação para resolver problema da água suja. Fotos: Allyne Laís[/caption]
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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