Notícias : Anápolis» Notícias

Resultado as visitas a CHINA

Jornalistas da China vieram conhecer o Distrito Agro Industrial de Anápolis

O Daia está em pleno processo de expansão.

Um grupo de jornalistas chineses esteve em Anápolis na última quarta-feira, 03, para uma visita específica ao Distrito Agro Industrial (DAIA) no desdobramento do intercâmbio econômico entre o Governo da China e o Estado de Goiás.

A visita foi classificada como resultado do crescente interesse de empresas chinesas pelo Distrito, administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, CODEGO. Os comunicadores chineses conferiram, de perto, a infraestrutura e as potencialidades do maior parque industrial da região Centro-Oeste, considerado o segundo maior polo farmoquímico da América Latina.

Ás margens da BR-153/060, o Complexo DAIA ocupa uma área de mais de 11 milhões de metros quadrados e opera, atualmente, com cerca de 200 complexos industrias de diferentes portes, com a geração de, aproximadamente, 30 mil empregos diretos e indiretos.

Os comunicadores chineses tomaram conhecimento da infraestrutura completa, com sistemas de captação e abastecimento de água e tratamento de resíduos industriais, somado ao potencial logístico, tendo em vista a robusta malha viária e ferroviária existente, e a localização privilegiada, que gera uma integração facilitada aos demais centros consumidores do Brasil, colocam o parque industrial em evidência para o mercado chinês.

Parceria positiva

O Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado, Francisco Júnior, afirmou que essa aproximação, esse relacionamento com o mercado chinês, tem sido estimulada pelo Governo Estadual.

Tivemos várias missões goianas à China e também recebemos comitivas aqui em Goiás.

Essa interação é muito interessante e acredito que terá excelentes resultados para os dois lados, ressaltou.

Francisco Júnior disse,

mais, que a China hoje, com a potência que ela é e com a necessidade que ela tem, é muito benéfico que a gente gere

essa parceria principalmente para industrializarmos o nosso estado e agregarmos ainda mais valor aos produtos produzidos aqui.

Ressalte-se que, em novembro do ano passado, o Governo de Goiás realizou uma grande missão comercial à China.

A comitiva oficial, liderada pelo governador Ronaldo Caiado, selou a aproximação entre o Estado de Goiás e a China e a presença chinesa em solo goiano passa a ter mais projeção com expansão na indústria, acordos comerciais e cooperação técnico-científica.

O Daia está em pleno processo de expansão.

E para isso o governo de Goiás, por meio da CODEGO, investe 40 milhões de reais em obras de melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgoto; drenagem; iluminação interna e pavimentação.

A expectativa é de que 100 empresas se instalem nas novas áreas do polo industrial e gerem 20 mil empregos diretos e indiretos em Anápolis.

Por: Nilton Pereira


Comunicadores chineses tomaram conhecimento de como funciona o DAIA e foram informados sobre a ampliação do núcleo para abrigarem-se novos empreendimentos. Imagem: Codego
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo