Notícias : Anápolis

Cidade limpa

Ministério Público dá prazo para que fiação em desuso seja retirada

De acordo com o órgão, a data definida ficou como o dia 5 de outubro para a reorganização da fiação da cidade.

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deu prazo final para que as empresas responsáveis retirem os fios em desuso dos postes de Anápolis.

 

De acordo com o órgão,

a data definida ficou como o dia 5 de outubro para a reorganização da fiação da cidade.

 

Tal problema

já vem persistindo no município há alguns anos, proporcionando poluição visual e acidentes.

Em março deste ano, um motorista quase perdeu a vida em rua do Parque Iracema.

Na ocasião,

o condutor acabou atingido na região do pescoço por fios de fibra óptica que estavam soltos.

Moradores de Anápolis torcem para que a data limite imposta pelo MPGO seja um desfecho para a fiação em desuso.

 

Na maioria das situações,

os cabos são de empresas de telecomunicações (internet, telefone, TV a cabo e outros).

Em algumas situações, os fios foram deixados nos postes por empresas que já não existem.

É um problema, de fato, complexo, que envolve também questões regulatórias, no âmbito da Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

Uma lei municipal, de 2020, estabelece que

“fica a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica, obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada dos seus fios não utilizados nos postes existentes no Município de Anápolis”.

O dispositivo

aponta como responsabilidade da concessionária, notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de cabeamentos, para que as mesmas façam o alinhamento correto e retirem os que não estão sendo mais utilizados.

[caption id="attachment_125396" align="alignnone" width="1024"] Uma lei municipal, de 2020, estabelece que “fica a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica, obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada dos seus fios não utilizados nos postes existentes no Município de Anápolis”.[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo