momentos de tensao a vista
Deputado apresenta notícia-crime no STF contra ministro da Defesa
Elias Vaz pede que o caso seja remetido à PGR (Procuradoria-Geral da República) e à Polícia Federal para investigação.

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) entrou hoje no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma notícia-crime contra o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, por ter gerado “especulações golpistas” com a divulgação do relatório de fiscalização das urnas.
O documento
comprovou a contagem de votos oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e gerou críticas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
Mas, um dia
depois de confirmar os dados do TSE, a Defesa disse não ter excluído risco de fraude, estimulando declarações golpistas contra as urnas.
Elias Vaz
pede que o caso seja remetido à PGR (Procuradoria-Geral da República) e à Polícia Federal para investigação. O parlamentar afirma que o documento não é “fato isolado”.
“Faz parte de um processo que se retroalimenta, orquestrado, organizado, com inúmeras ações milimetricamente pensadas com a única intenção de manter os manifestantes mobilizados e, quem sabe, reviver no Brasil as cenas tristes ocorridas nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, um ataque violento à democracia”,
escreveu no documento, assinado pelo advogado Rogerio Paz Lima.
“Não é necessário grande esforço exegético para se verificar que a conduta do representado em colocar em dúvida a lisura do processo eleitoral, estimular a realização dos movimentos antidemocráticos, incentivar ações que buscam a ruptura da ordem constitucional e da lei”, conclui.
O relatório da Defesa
O relatório apresentado pelas Forças Armadas foi envolto em expectativas porque o presidente Jair Bolsonaro levantou uma série de questionamentos sobre o processo eleitoral brasileiro ao longo do seu mandato.
Ele chegou a tentar
a aprovação de voto impresso, proposta derrubada no Congresso Nacional. O presidente também se recusou reiteradas vezes a declarar que confiava na urna ele.
Link original da matéria:
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/11/10/noticia-crime-ministro-defesa-stf-relatorio.htm
https://youtu.be/AIBfsBWvqlg
