Política : Últimas Notícias

Projeto de Lei n. 386/2023

Senadora Damares Alves quer ampliar licença de mães de prematuros por mais 60 dias

PL garante também ampliação do período de recebimento do salário-maternidade

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou o Projeto de Lei n. 386/2023 que, se aprovado, vai ampliar por mais 60 dias a licença para mães de prematuros. O prazo passaria a contar após a alta hospitalar da criança.

“Alguns bebês ficam até meses internados até estarem plenamente recuperados. E aí, quando finalmente vão para casa, acabou o período de afastamento das mães do trabalho.

Queremos proporcionar esse momento tão importante de fortalecimentos de laços desta família”, explica a parlamentar.

 

Além de ampliar o período de licença,

o PL apresentado na quarta-feira (8) prevê, também, que as mães continuem a receber o salário-maternidade pelo mesmo período. Se aprovada conforme o texto original, a medida entra em vigor na data de sua publicação.

 

Damares Alves explica

que a extensão do período de recebimento do benefício não geraria novos gastos para a Previdência, uma vez que, desde o ano passado, o direito é garantido, com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Queremos segurança jurídica para essas famílias.

Para que aproveitem ao máximo esse tempo de qualidade com o bebê e estejam absolutamente tranquilos de que não terão esse direito ameaçado por uma mudança de jurisprudência”,

afirma a senadora.

 

Dados do Ministério da Saúde

apontam que a prematuridade atinge 340 mil bebês brasileiros todos os anos no Brasil.

São 931 partos prematuros, por dia – ou seis nascimentos pré-termo a cada 10 minutos.

By: Josiel Ferreira

Link original da matéria:
https://www.tudooknoticias.com.br/noticias/senadora-damares-alves-quer-ampliar-licenca-de-maes-de-prematuros-por-mais-60-dias/

[caption id="attachment_132592" align="alignnone" width="1024"] Queremos segurança jurídica para essas famílias. Para que aproveitem ao máximo esse tempo de qualidade com o bebê e estejam absolutamente tranquilos de que não terão esse direito ameaçado por uma mudança de jurisprudência”[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo