Roger Fernaz» Blogs e Colunas

Um risco iminente

FIFA e CONMEBOL descartam punição à CBF

O anúncio foi feito pelo diretor jurídico da Fifa, Emilio Garcia

Representantes da Fifa e da Conmebol que visitaram a sede da CBF nesta segunda-feira, 8, descartaram uma punição à entidade, que poderia tirar a Seleção Brasileira e os clubes do País de qualquer competição internacional.

O anúncio foi feito pelo diretor jurídico da Fifa,

Emilio Garcia, que se reuniu com o presidente Ednaldo Rodrigues e

outros diretores da entidade na sede da CBF, na Barra da Tijuca.

O dirigente da Fifa confirmou o risco iminente

de o Conselho da Fifa expulsar o Brasil de todas as disputas internacionais,

o que só não se consumou porque o ministro Gilmar Mendes, do Supremo

Tribunal Federal (STF), devolveu a presidência a Ednaldo Rodrigues na

semana passada.

A visita dos representantes da Fifa e da Conmebol aconteceu um mês depois de o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) destituir Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Na ocasião, a 21ª Câmara de Direito Privado considerou inválido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado e a CBF.

A decisão anulou os efeitos da assembleia geral que elegera Ednaldo em 2022. O mandatário retomou o cargo apenas na semana passada, após decisão do ministro Gilmar Mendes, STF.

A Fifa não aceita interferência judicial ou de governos em suas confederações esportivas filiadas.

Desde que a ação judicial começou a tramitar nos tribunais, a entidade máxima do futebol emitiu dois ofícios à CBF alertando para o risco de sanções “mesmo que a influência de terceiros não tenha sido culpa da associação membro em questão”.

Mais do que uma medida prática, a chegada de um representante da entidade ao País serviu para mostrar à CBF que a Fifa cogitava de fato uma punição.

O risco de sanção, contudo, diminuiu com o retorno (pelo menos até o momento) de Ednaldo ao poder.

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO

    As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada nas colunas são de exclusiva responsabilidade do COLUNISTA, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor e do portal 7Minutos. Cada COLUNISTA é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O 7Minutos se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele.

    Roger Fernaz

    Jornalista, destaque no rádio e na TV como apresentador, locutor e cronista esportivo. Fundou e era o editor chefe do jornal esportivo 'Em Cima do Lance', além de participação em diversos jornais da área. Também foi presidente da Liga Anapolina de Desportos. Hoje apresenta programa esportivo na Rádio Nova Fm Anápolis e o PodCast "Bola Dividida" pelo Sigma Sistema de Comunicação.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo