Notícias : Brasil

Rio em estágio de crise

Temporal no RJ deixa cinco mortos e dois desaparecidos; cidade segue em estágio de crise

Fortes chuvas com rajadas de vento provocaram alagamentos, interditaram vias e deixaram bairros às escuras

Pelo menos cinco pessoas morreram em razão das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde o início da noite desta quarta-feira, 6. A informação foi confirmada pelo prefeito Marcelo Crivella, que decretou luto oficial de três dias. O temporal também causou um deslizamento que provocou o desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram durante o desabamento de uma casa em Guaratiba, na zona oeste da cidade. No mesmo local, outros dois homens ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. A terceira vítima morreu na Rocinha, zona sul da cidade, ao ficar soterrada em uma casa após o deslizamento de uma barreira.

No morro do Vidigal, as chuvas provocaram deslizamentos de terra que atingiram dois ônibus na Avenida Niemeyer, também na zona sul. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou nesta quinta-feira, 7, que a via permanecerá totalmente interditada nos dois sentidos até a conclusão dos trabalhos das equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. A orientação é que os motoristas que precisarem trafegar entre a Gávea e São Conrado nesta manhã acessem o Túnel Zuzu Angel

Dentro de um dos ônibus, que foi esmagado por uma árvore e onde os bombeiros ainda não conseguiram entrar, acredita-se haver dois passageiros, de acordo com Crivella.

No total, 101 árvores caíram e 17 bolsões de alagamentos foram formados nas ruas do Rio. Crivella afirmou que 600 agentes da Prefeitura trabalham para amenizar os efeitos das chuvas pela cidade.

https://twitter.com/Prefeitura_Rio/status/1093387723254218757/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1093387723254218757&ref_url=https%3A%2F%2Fbrasil.estadao.com.br%2Fnoticias%2Frio-de-janeiro%2Crio-registra-forte-chuva-com-rajadas-de-vento-na-noite-desta-quarta-e-entra-em-estagio-de-crise%2C70002710976

A Defesa Civil municipal registrou 19 ocorrências das 17h30 às 5h31 desta quinta-feira. Na estação Forte de Copacabana, a medição mostrou rajadas de vento de mais de 100 km/h.

Rio em estágio de crise
O Centro de Operações informou que a cidade entrou em estágio de crise às 22h15 de quarta-feira diante das fortes chuvas, com intensas rajadas de vento. O fenômeno causou alagamentos em ruas e estabelecimentos comerciais, interditou vias e deixou bairros às escuras. A administração municipal recomendou que a população somente se desloque “em caso de extrema necessidade” e alertou que moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros.

O estágio de crise é o terceiro nível em uma escala de três e significa chuva forte a muito forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos.

As sirenes da Rocinha e Sítio Pai João foram acionadas às 21h48 para indicar aos moradores que desocupassem as residências e se encaminhassem a pontos de apoio. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem sendo arrastado pela água na região, mas ele não sofreu ferimentos graves.

https://twitter.com/Diegopinheiro/status/1093309719740063744?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1093309719740063744&ref_url=https%3A%2F%2Fbrasil.estadao.com.br%2Fnoticias%2Frio-de-janeiro%2Crio-registra-forte-chuva-com-rajadas-de-vento-na-noite-desta-quarta-e-entra-em-estagio-de-crise%2C70002710976

Outro vídeo mostra o saguão do Hotel Sheraton, um dos mais luxuosos do Rio, completamente alagado e pessoas caminhando com água nos joelhos.
https://twitter.com/oh_acredito/status/1093311980293771264?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1093311980293771264&ref_url=https%3A%2F%2Fbrasil.estadao.com.br%2Fnoticias%2Frio-de-janeiro%2Crio-registra-forte-chuva-com-rajadas-de-vento-na-noite-desta-quarta-e-entra-em-estagio-de-crise%2C70002710976
Os transportes circulam normalmente na cidade na manhã desta quinta, segundo as concessionárias.

Recomendações e previsão para esta quinta
Diante da situação, a Prefeitura recomendou que os motoristas evitem as vias alagadas e alertou a população para evitar contato com postes ou equipamentos que possam estar energizados. “Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil. Os locais são informados pelo número 199”, detalhou o Centro de Operações.

A previsão para esta quinta é de chuva fraca a moderada e a cidade deve permanecer em estágio de crise. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o dia deve ser de tempo instável na capital em razão da formação de um sistema de baixa pressão no oceano. As temperaturas ficarão estáveis, com máxima prevista de 30°C e a mínima de 18°C. / Com Agência Brasil

Link original da matéria:
https://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,rio-registra-forte-chuva-com-rajadas-de-vento-na-noite-desta-quarta-e-entra-em-estagio-de-crise,70002710976

[caption id="attachment_65247" align="alignnone" width="1024"] No morro do Vidigal, as chuvas provocaram deslizamentos de terra que atingiram dois ônibus na Avenida Niemeyer Foto: Wilton Junior / Estadão[/caption]
[caption id="attachment_65248" align="alignnone" width="1024"] Prefeito Marcelo Crivella acompanha trabalho de apoio às vítimas na avenida Niemeyer; ônibus atingido por árvore estaria ocupado por duas vítimas que estão desaparecidas Foto: Prefeitura do Rio/ Twitter[/caption] [caption id="attachment_65249" align="alignnone" width="1024"] Houve alagamentos em ruas e estabelecimentos comerciais, interdição de vias e bairros ficaram às escuras Foto: Mauro Pimentel / AFP[/caption] [caption id="attachment_65250" align="alignnone" width="1024"] Foram registradas 64 quedas de árvores e 17 bolsões de alagamentos em ruas do Rio Foto: Mauro Pimentel / AFP[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo