Na linha de frente das ações
Forças de Segurança recebem homenagem na Câmara
Iniciativa partiu do vereador Anderson José (PMN), em reconhecimento ao trabalho essencial prestado durante a pandemia
Na linha de frente das ações de combate e controle do COVID-19 estão os profissionais de saúde e as forças de segurança. Em Anápolis, os militares receberam uma atenção especial por parte da Câmara Municipal, que realizou uma série de homenagens, em reconhecimento à importância do trabalho feito no município.
A iniciativa foi do vereador Anderson José (PMN), há um mês no cargo, depois do colega Luzimar Silva, do qual era suplente, pedir licença por interesse particular.
Num primeiro momento, o comandante da Base Aérea de Anápolis, hoje denominada Ala 2, Cel. Aviador Gustavo Pestana Garcêz, foi convidado pelos parlamentares a tecer explicações sobre a participação dos 1,8 mil militares da ativa e dos 1 mil da reserva presentes na cidade.
Ficou esclarecido que, além do apoio às ações do Governo Federal, eles contribuem diretamente com a economia da cidade, injetando mensalmente R$ 24 milhões em compras, serviços e investimentos, na forma de pagamento de salários.
De acordo com o comandante, a Ala 2 conta hoje com 20 pilotos de caça.
Número que deve subir para 50 em 2021 com a criação de 2 novos esquadrões e a chegada dos caças Gripen.
Neste cenário, foi aprovada a proposta de criação, em 5 de abril, do Dia Municipal da Ala 2.
Depois, foram realizadas sessões solenes para homenagear a CPE, que recebeu a doação de máscaras e álcool em gel das empresas Bio Instinto, Isometais e Conceito Sublimação.
Essas máscaras foram trocadas na comunidade por 3 toneladas de alimentos, doadas posteriormente a famílias em situação de vulnerabilidade social. Trabalho considerado excepcional pelo vereador Anderson.
“São iniciativas que precisam ser reconhecidas pela sociedade”, disse ele na oportunidade.
O Corpo de Bombeiros também foi lembrado.
Os 120 integrantes não pararam em nenhum momento desde o primeiro decreto de isolamento social, realizando em média 17 atendimentos diários entre combate a incêndios, resgates e buscas.
O sargento citou especialmente o canil da corporação, que é referência em buscas no país e a equipe de mergulhadores, que possui habilidades de nível internacional.
Policiais civis tiveram uma Moção de Aplauso aprovada pela Câmara, também por iniciativa do vereador Anderson.
A justificativa foi a capacidade dos 198 integrantes das delegacias e IML de se adaptarem as situações impostas pela COVID-19, impedindo a interrupção do atendimento à população, estabelecendo canais digitais para a emissão de boletins de ocorrência e também fazendo o flagrante de crimes considerados mais graves.
Na oportunidade, receberam a mesma moção os 50 policiais da PRF que atuam no município. Todos em serviço durante a pandemia.
Os 215 agentes prisionais envolvidos na manutenção dos presídios não foram esquecidos. Anderson fez questão de confirmar que até agora nenhum detento contraiu a doença, graças aos esforços desses profissionais na continuidade do isolamento.
Finalmente, o vereador destacou a importância do SAMU, com 205 profissionais e média de 70 atendimentos diários.
Anderson ainda solicitou Título de Cidadania Anapolina ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual, o ambientalista Lincon Graziane e ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, o policial militar da reserva Jorge Antônio de Oliveira, pela relação de proximidade e cooperação que mantêm com o município.
Outra proposta que está em análise e que visa o enaltecimento das forças de segurança é a criação de um clube, contemplando todas as categorias aqui citadas.
O documento, que solicita a doação de uma área pública para sua construção, já está nas mãos do prefeito Roberto Naves para análise.
“Quando criança, frequentei um clube do tipo no Rio de Janeiro, onde meu pai era militar. Guardo boas lembranças e acredito que possa ser de extrema valia para todos os integrantes das forças de segurança e para suas famílias”, completa Anderson.
Iniciativa partiu do vereador Anderson José (PMN), em reconhecimento ao trabalho essencial prestado durante a pandemia PContexto[/caption]
Sargento Anderson: “Guerreiros são a linha de frente no enfrentamento à COVID-19”. PContexto[/caption]



