AGRONEGÓCIO -AVICULTURA
Carne de frango: preços nos últimos três anos na exportação; em dólar e em real
Em março de 2020 ou mesmo em meados de 2022 o produto exportado era mais bem remunerado.

Embora o melhor preço (US$2.226,77/tonelada) já alcançado nas exportações pela carne de frango brasileira tenha sido registrado em junho de 2022, na conversão à moeda brasileira isso só ocorreu no mês seguinte, devido à fortíssima valorização do dólar no período.
Daí o recorde de, praticamente, R$12 mil a tonelada em julho de 2022).
De lá para cá, (isto é, até fevereiro passado) não só o preço médio do frango permaneceu em quase contínuo retrocesso, mas também o dólar manteve-se em relativa estabilidade (em relação à média do período, variação inferior a 3% tanto no valor mínimo como no máximo). Como resultado, comparativamente ao pico histórico, fevereiro foi fechado com uma redução de mais de 15% pela moeda brasileira, enquanto em dólar o retrocesso girou em torno de 12%.
Porém, quando se comparam os preços mais recentes com aqueles registrados três anos atrás, em março de 2020, constata-se que, frente a um incremento de 23% pela moeda americana, o incremento pela moeda brasileira se aproxima dos 30%, sugerindo um ganho significativo pelo real.
Mas o ganho é apenas aparente.
Porque não reflete integralmente as altas no custo infligidas, primeiro, pela ocorrência da Covid-19 e, depois, pela invasão russa do território ucraniano.
Por sinal, o valor alcançado na exportação em fevereiro ficou abaixo daquele pago pelo consumidor no varejo paulistano, conforme dados do Procon-SP.
Em março de 2020 ou mesmo em meados de 2022 o produto exportado era mais bem remunerado.
Um conteúdo – Mundo Agro
Link original da matéria:
https://www.avisite.com.br/carne-de-frango-precos-nos-ultimos-tres-anos-na-exportacao-em-dolar-e-em-real/
