Estilo / Saúde

Tua saúde , dieta e nutrição

Benefícios do tamarindo para a saúde

O tamarindo é uma fruta tropical típica da África do Sul, de sabor azedo e muito calórica, que no Brasil é consumida, principalmente, no Nordeste do país.

Destino Sombrio: Novo filme da franquia ganha trailer e cartaz
23 de maio de 2019
STM decide libertar os 9 militares que fuzilaram carro de músico no Rio e ainda estavam presos
23 de maio de 2019

O tamarindo tem muitas calorias e, por isso, não é aconselhado comer grandes quantidades, porém, beber um copo de suco de tamarindo antes do almoço e do jantar ajuda a diminuir o apetite, facilitando o processo de emagrecimento. Divulgação

Sua polpa rica em vitamina A, fibras e minerais é excelente para tratar prisão de ventre. Além disso, o tamarindo serve para fazer doces, sucos e outras bebidas, como licores e, em muitas regiões, o tamarindo também é utilizado para temperar carne ou peixe, por exemplo.

Benefícios do Tamarindo
Além de tratar a prisão de ventre, outros benefícios do tamarindo envolvem:

  • Ajudar a controlar a diabetes;
  • Auxiliar na diminuição do colesterol;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Diminuir o apetite;
  • Ajuda a diminuir o risco de desenvolver câncer no cólon.
  • O tamarindo tem muitas calorias e, por isso, não é aconselhado comer grandes quantidades, porém, beber um copo de suco de tamarindo antes do almoço e do jantar ajuda a diminuir o apetite, facilitando o processo de emagrecimento.

Informação Nutricional
Componentes                  Quantidade em 100 g de Tamarindo
Energia                                                        239 calorias
Proteínas                                                       2,8 g
Gorduras                                                       0,6 g
Carboidratos                                                 62 g
Fibras                                                                5 g
Vitamina A                                                     30 UI
Vitamina B6                                                   0,1 mg
Vitamina C                                                      3,5 g
Cálcio                                                              74 mg
Magnésio                                                        92 mg
Ferro                                                                 2,8 mg

Receita de suco de tamarindo com mel

Essa receita com tamarindo é um suco delicioso e fácil de fazer

Ingredientes

100 g de polpa de tamarindo,
1 laranja grande,
2 copos de água,
1 colher de chá de mel

Modo de preparo

Bater no liquidificador o suco da laranja com a polpa do tamarindo, os 2 copos de água e o mel.

Para fazer a polpa de tamarindo deve-se descascar 1 kg de tamarindo, colocar em uma tigela com 1 litro de água e deixar de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, colocar tudo em uma panela e cozinhar por 20 minutos ou até a polpa ficar bem macia, mexendo de vez em quando.

Veja também como fazer doce de tamarindo em: Receita de doce de Tamarindo.
https://www.tuasaude.com/receita-de-doce-de-tamarindo/

Link original da matéria:
https://www.tuasaude.com/tamarindo/?utm_medium=social&utm_source=facebook&fbclid=IwAR0tWL0wV9p8e456S5buvp1kgESctjd-wbWnxl8jc2cmdiSKZNWSzGrqk5s

Atualização

Da África para o mundo: conheça o tamarindo!

Muita gente acha que o tamarindo é um legume, por conta do seu formato que lembra uma vagem e por ele pertencer à família das leguminosas. Mas, na verdade, o Tamarindus indica, seu nome científico, é uma fruta. Ele vem do tamarindeiro, uma árvore originária da África do Sul e que pode atingir até 30 metros de altura. Muito consumido no sul da Ásia, aqui no Brasil o tamarindo ainda não é muito popular.

Um dos seus principais benefícios é ser considerado um laxante natural. “O alto teor de fibra alimentar melhora o funcionamento do intestino e combate a prisão de ventre, o suco gástrico é estimulado, o que acelera a digestão. Essa fruta também estimula a atividade da bile, o que ajuda a dissolver mais rapidamente os alimentos ingeridos”, explica Vanessa Maniezo, nutricionista das Instituições Afiliadas da SPDM.

Uma curiosidade é que, mesmo que pareça estranho e contraditório, estudos mostram que o tamarindo também pode ser eficaz para combater a diarreia crônica.

“Ele também faz muito bem para o coração, porque possui uma boa quantidade de potássio, que ajuda na redução da pressão arterial. Além disso, as fibras também ajudam a diminuir os níveis de colesterol”, diz a nutricionista.

É uma ótima fonte de ferro, sendo um bom alimento para ajudar a combater a anemia. O ferro também melhora a circulação, garantindo uma boa taxa de glóbulos vermelhos no sangue e uma boa circulação de oxigênio por todo o corpo.

Com propriedades anti-inflamatórias, o tamarindo é muito utilizado na preparação de remédios fitoterápicos e pode ajudar a reduzir a dor de artrite e doenças reumáticas.

“O tamarindo também contém magnésio, que ajuda a combater a insônia, e ácido fólico, ótimo para mulheres grávidas”, lembra Vanessa.

Como se já não bastasse, ainda é fonte de vitamina C, que age como um antioxidante e fortalece o nosso sistema imunológico.

Além de consumir a fruta propriamente dita, que tem uma mistura de doce e azedinho em seu sabor, o tamarindo também pode ser usado para fazer doces, sucos, chás, licores. Também é bastante usado como tempero e ingrediente de molhos.

Link original da atualização:
https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2650-da-africa-para-o-mundo-conheca-o-tamarindo

“Ele também faz muito bem para o coração, porque possui uma boa quantidade de potássio, que ajuda na redução da pressão arterial. Além disso, as fibras também ajudam a diminuir os níveis de colesterol”, diz a nutricionista. Divulgação

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Protected by WP Anti Spam