Golpe da falsa central telefônica
Entenda golpe em que produtor rural de Goiás perdeu mais de R$ 1 milhão
Criminosos se passam por funcionários do banco e dizem que a conta da pessoa foi invadida.
Ao clicar no link ou baixar o aplicativo solicitado, é possível que eles tenham acesso remoto ao telefone.
A Polícia Civil, alertou a população sobre o golpe da falsa central telefônica e explicou como os criminosos atuam.
Segundo o delegado Danilo Carvalho, um produtor rural perdeu mais de R$1 milhão após cair nesse golpe em Rio Verde, região no sudoeste de Goiás.
O delegado explicou, que os golpistas se passam por funcionários do banco e dizem que a conta da pessoa foi invadida e, caso ela não reconheça os agendamentos de débitos, deverá entrar em contato com a central.
O intuito é fazer com que a pessoa clique em um link ou baixe um aplicativo para que eles possam ter acesso à conta dela.
Conforme o delegado, o golpista diz que é necessário que o dono da conta baixe o aplicativo no telefone para que seja possível ter o controle e fazer o monitoramento dela. Em alguns casos, o criminoso pede para a pessoa passar os dados.
Danilo Carvalho alertou que os bancos não agem dessa forma e que, em qualquer dúvida, a pessoa deve procurar o gerente da conta bancária.
De maneira alguma clique em links ou passe suas informações por telefone,
orientou o delegado.
O delegado responsável pela invetigação do produtor em Rio Verde, Caio Martines, explicou à TV Anhanguera que a partir do aplicativo o criminosos obtém um acesso remoto ao telefone da vítima.
Ainda assim, ele solicita para a vítima as senhas sob o pretexto de ajudá-la na proteção. Então [o criminosos] vai lá e limpa a conta da dela