Esporte : Últimas notícias

Esporte

Ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima prestigia nova etapa do Olympism365 em Goiás

Com participação da estrela olímpica, evento reuniu jovens aprendizes da Demà Jovem byRenapsi para reforçar valores olímpicos e inspirar a preparação para o mercado de trabalho

PUBLICIDADE

Como parte da série de eventos do Olympism365 “Educação, Esportes e Meios de Vida” em 2023, Goiás recebeu nesta quinta-feira (7/12) uma nova etapa de desenvolvimento da iniciativa inédita da Demà Jovem by Renapsi no Brasil.

Em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Fundação SES, o projeto recebeu 167 jovens aprendizes no Núcleo Seu Jaime e mais cerca de 10 mil online simultaneamente para uma palestra com Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista e medalhista de bronze nos Jogos de Atenas-2004.

Único atleta da América Latina a ter recebido a medalha Pierre de Coubertin, entregue apenas para aqueles que valorizam o espírito olímpico acima da vitória, Vanderlei é um dos exemplos olímpicos do projeto no Brasil e compartilhou com os jovens sua história de superação e como os valores olímpicos inspiraram a trajetória.

O esporte foi a maior ferramenta de transformação na minha vida e encontrei ele dentro da escola.

Ele nos ensina a levantar quando a gente cai, a conviver com as derrotas e se fortalecer com esses momentos.

Passar esses valores para os jovens, que estão buscando ascensão na vida, é fundamental, porque o esporte nos dá a superação para passar por toda a adversidade que a gente possa encontrar ao longo da caminhada,

disse o medalhista olímpico.

A experiência de Vanderlei nas Olimpíadas de Atenas 2004 também foi um dos pontos abordados pelo ex-maratonista. Na ocasião, ele liderava a prova, mas foi atrapalhado por um expectador, porém seguiu em frente e, apesar da interrupção, conseguiu terminar em terceiro.

É preciso demonstrar que nem sempre a busca do primeiro lugar é o mais importante, mas sim a história que está sendo construída em sua vida.

Quero passar a mensagem de que todos os jovens possam traçar um caminho, focar nos seus grandes objetivos, mas não esquecer da construção da sua história.

Nessa caminhada, não adianta procurar atalho, tem que encarar a realidade, seja ela difícil ou não, os obstáculos nos fazem mais fortes”,

completou Vanderlei.

A programação também incluiu uma corrida de rua com o atleta, além de oficinas de basquete, vôlei e atletismo para promover interação maior com o esporte. Um dos jovens aprendizes do projeto, Pedro Miguel sequer era nascido durante os Jogos Olímpicos de 2004, mas pôde conhecer mais sobre Vanderlei e ganhou um novo exemplo para seguir.

Tivemos uma aula a respeito dele antes, pude conhecer mais sobre.

Com certeza é um guerreiro, uma inspiração. Meu hobbie é mais o futebol, mas agora com essa corrida de rua acho que consigo quebrar um galho em correr também.

Os valores olímpicos me agregaram de uma forma surpreendente, principalmente vendo o Vanderlei, a história de vida e superação, de onde ele veio, com certeza traz um valor enorme para mim e para os outros, isse o jovem.

Olypism365 por um futuro melhor

Desenvolvido para associar os valores do esporte com a educação, o trabalho e a distribuição de renda, o projeto Olympism365 “Educação, Esportes e Meios de Vida” já é uma realidade em Brasília e Tocantins.

Em Goiás, dos 8 mil jovens da Demà Jovem byRenapsi, mais de 6 mil estão inseridos no contexto do Olympism365.

Os jovens aprendem mais sobre os valores olímpicos dentro e fora da sala de aula, através de módulo específico nos programas de Aprendizagem, cujas atividades tiveram início ainda no mês de setembro deste ano.

O Olympism365 é extremamente importante para os jovens.

Trazemos ídolos, que é uma coisa que falta aqui no Brasil. São atletas bem sucedidos que são exemplos para eles.

Juntamos isso com os valores que queremos implementar, de trabalho de equipe, disciplina, determinação, superar os obstáculos.

Essa junção pode ser valiosa para esses jovens,

compartilhou Juan Carlos Moreno, diretor-geral da Demà Jovem byRenapsi.

O Olympism365 “Esporte, Educação e Meios de Vida” faz parte de iniciativas de organizações parceiras na América Latina, no Caribe e na Europa, unindo esforços para os jovens poderem desfrutar dos esportes e do potencial disso em suas vidas. Ao todo, o projeto contará com 48 horas de formação teórica e prática ao longo de 12 meses, com um encontro mensal.

Sobre a Renapsi

A Demà Jovem byRenapsi é uma organização comprometida com o desenvolvimento de projetos sociais que promovem a educação e o bem-estar da juventude. Por meio de parcerias e programas inovadores, a Demà Jovem byRenapsi tem como missão criar um impacto positivo nas vidas dos jovens e inspirá-los a alcançar seu pleno potencial.

Sobre a Fundação SES

A Fundação SES é uma organização social que trabalha na Argentina e na América Latina desde 1999, promovendo e restaurando os direitos de adolescentes e jovens. Ela impulsiona a inclusão social, educacional, econômica, trabalhista e cidadã da juventude, levando em consideração suas trajetórias e contextos de vida. Essa missão é realizada por meio de parcerias e da construção de redes e alianças com organizações e instituições da sociedade civil, empresas, agências internacionais, Estados e a própria juventude.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo