Coluna Jet7 Goiás Lê Moraes

Jet7 Goiás - Os acontecimentos da capital, na semana 24 setembro

Flamboyant e a Fine Art Mariana Bontempo , são os destaques desta coluna

Portal 7 Minutos trás uma novidade.
23 de setembro de 2021
Coluna Jet7 Brasília – Os acontecimentos da corte na semana 29 setembro
29 de setembro de 2021

Flamboyant apresenta exposição “Retratos Fine Art Mariana Bontempo”
Técnica utilizada recria as obras de arte das pinturas antigas por meio da fotografia digital

Inspirada em referências como Rembrandt, Renoir, Leonardo Da Vinci, Velásquez e tantos outros grandes nomes da pintura, além de retratistas reconhecidos pelo mundo, a fotógrafa e pianista Mariana Bontempo apresenta sua arte no Flamboyant Shopping Center, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro.

Aberta ao público, no piso 3, a exposição Retratos Fine Art Mariana Bontempo contempla uma seleção de nove telas, compostas por nove fotografias em grande formato. As impressões são certificadas pela fabricante Canson em tecido Canvas Fine Art e por isso oferecem qualidade museológica.

Todas as fotografias são assinadas por Mariana Bontempo a partir de uma técnica autoral, onde os retratos são elaborados e emoldurados de maneira que lembrem pinturas.

Com uma técnica chamada “Painterly”, especialmente desenvolvida para recriar as obras de arte das pinturas antigas por meio da fotografia digital, aliada a uma edição de imagem de alta definição, a fotógrafa materializa essa viagem no tempo e todo o processo de criação. Assim ela transforma em quadros, os retratos que denomina Fine Art, misturando o domínio técnico da fotografia de retratos, iluminação e produção conceitual, com a técnica de pintura digital.

O pincel do photoshop se torna o seu pincel de pintura artística, e digitalmente Mariana redesenha completamente a fotografia, dando vida à luz e à sombra, realçando detalhes, desenhando volumes, traçando conceitos, como num quadro. A técnica requintada é tendência no exterior e tem conquistado adeptos no Brasil ao fortalecer uma essência poética, que foge do clichê e garante unicidade à fotografia, tornando-a merecedora de moldura.

Através de técnica, conhecimento e sensibilidade, Mariana é reconhecida por extrair retratos elegantes e atemporais, eternizando impecavelmente a imagem, que é transformada em arte. “Em tempos modernos, de smartphones com câmeras individuais, o registro fotográfico clama por um olhar mais apurado, sem banalizar a fotografia. Invisto num tratamento mais robusto e defendo um trabalho capaz de transformar, não só momentos, mas as vivências em obras de arte, que valorizem e intensifiquem a expressividade da figura humana pura e concreta”, define.

A proposta é de fato ressignificar a fotografia como obra de arte, inserindo a imagem no tempo e no espaço dentro do contexto histórico contemporâneo. Como fotógrafa, artista e retratista, Mariana apresenta imagens dignas de museu, em um formato completamente atemporal. “Enquanto conceituo os retratos, crio uma história para eles. A fotografia é meu ponto de partida para sonhos e conceitos. Minha proposta é que as obras alcancem o futuro, que sejam admirados pelos filhos, netos, e por quem vier na história, seguindo de geração em geração por toda sua família”, lembra.

Recém chegada dos Estados Unidos, após uma longa temporada de estudos, Mariana Bontempo acaba de voltar para Goiânia e inaugurar o primeiro Estúdio especializado em Retratos Fine Art da cidade.

Convidando à contemplação, ela produz retratos de pessoas, entre elas crianças e famílias, que são como uma viagem no tempo, e representam desde o conceito, passando pela captura, edição e apresentação, o resgate do clássico, do épico, do memorável, vinculados com a modernidade e a tecnologia de ponta internacional.

Serviço
Exposição Retratos Fine Art Mariana Bontempo
Local: Flamboyant Shopping – piso 3,  ao lado da Louis Vuitton
Período: 25 de setembro a 03 de outubro de 2021
Horário: funcionamento do shopping, segunda a sábado das 10h às 22h, domingo, alimentação e lazer das 12h às 22h, demais lojas das 14h às 20h.
Entrada: Aberto ao público

Sobre Mariana Bontempo
Mariana Bontempo, fotógrafa e pianista, mestranda em fotografia pela Academy of Art University (AAU) em San Francisco, Estados Unidos, bacharel em Desenho de Moda com especialização em fotografia pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) em São Paulo e fundadora da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN).

É detentora de inúmeros prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, com concertos nos Estados Unidos, incluindo o Festival “Seventh Brazilian Music Festival At Mississippi State University”, Diretora Artística da Ivana Bontempo Escola de Música e fundadora do Projeto Amar Música e do Projeto Conhecendo o Brasil Por Sua Música.

Palestrante em grandes eventos de fotografia do Brasil, como o Congresso Fotografar, a maior Feira de Imagem da América Latina. Mariana ministra cursos e workshops para fotógrafos de todo Brasil e promove exposições fotográficas pelo mundo com seu trabalho autoral.

Com a série “Lightpainting”, em uma parceria que une a arte musical com a arte visual, Mariana apresenta turnês com Exposição Fotográfica, representando em suas fotografias os sentimentos e sensações provocados pela música brasileira, enaltecendo a riqueza da cultura artística brasileira.

As exposições já passaram por cidades como Lisboa-Portugal, Santiago de Compostela-Espanha, Pirenópolis-GO, Cidade de Goiás-GO e Goiânia-GO.

Atualmente, em cartaz com a série “Retratos Fine Art”, Mariana apresenta Exposição Fotográfica que revive os clássicos da pintura, inspirada nos grandes mestres como Leonardo da Vinci e Velasquez, produz retratos de pessoas conceituando a atemporalidade aliada a técnica fotográfica Fine Art, ressignificando a fotografia como Obra de Arte.

By Lê Moraes

e Art Mariana Bontempo

Hadassa – Exposição Retratos Fine Art Mariana Bontempo

Maruya – Exposição Retratos Fine Art Mariana Bontempo

Victoria – Exposição Retratos Fine Art Mariana Bontempo

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.