Notícias : Anápolis

Prefeitura Anápolis Trabalhando

Anápolis inicia vacinação de pessoas com comorbidades nesta sexta-feira, 07

A partir de amanhã, serão imunizados os grupos de renais crônicos e síndrome de down acima de 18 anos.

Já a partir de segunda-feira, 10, começa o cadastro e vacinação das demais comorbidades para pessoas de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas acima de 18 anos e deficientes cadastrados no BPC de 55 a 59 anos

A Prefeitura de Anápolis começa a aplicação da vacina contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades nesta sexta-feira, 07, com a imunização de pacientes renais crônicos em diálise e pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos, que já foram cadastrados pelas instuições competentes.

“Os pacientes renais serão vacinados nas próprias unidades de tratamento e as pessoas com Síndrome de Down deverão receber a vacina em um dos oito pontos de vacinação”, diz o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola.

Na segunda-feira, 10, começa o cadastro e vacinação das pessoas com as demais comorbidades, na faixa etária de 55 a 59 anos (confira lista abaixo). Serão cadastradas e vacinadas também gestantes e puérperas (45 dias pós-parto), acima de 18 anos e também pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 55 e 59 anos.

Para se cadastrar a pessoa deve acessar vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar e preencher todo o formulário. Para comorbidades, será necessário anexar o laudo médico; para gestantes, os exames de gravidez; e puérperas, a certidão de nascimento do recém-nascido. “Se a pessoa finalizar o cadastro, conforme os critérios, pode procurar imediatamente um dos pontos de vacinação”, explica o secretário de Saúde.

A vacinação acontece em pontos exclusivos para pedestres, que funcionam no ginásio da UniEvangélica, no Banco de Leite e na unidade de saúde Santa Maria de Nazareth; e em sistema drive-thru na CMTT, Ginásio Internacional Newton de Faria e unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty. A vacina para pedestres não será aplicada em pontos de drive-thru, assim como pessoas em veículos não receberão a dose em unidades voltadas para imunizar pedestres. A medida objetiva garantir a organização das filas.

Grupos anteriores
Mesmo com a abertura da vacinação de pessoas com comorbidades, a Prefeitura continua a aplicação da primeira dose em idosos com idade igual ou superior a 60 anos já cadastrados, e profissionais de saúde e segurança acima de 18 anos, conforme listas enviadas pelos conselhos das categorias. Também estará disponível a vacina da AstraZeneca para profissionais da saúde. É importante ressaltar que para os idosos será administrada somente primeira dose já que o município aguarda que o Ministério da Saúde envie os imunizantes da Coronavac para a aplicação da segunda.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que teve Covid-19 deve aguardar no mínimo 30 dias para receber a vacina e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, em tratamento oncológico ou hemodiálise, precisam ter autorização médica para tomar a dose.

Lista de comorbidades

Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática

Acesse a lista completa
https://novo.anapolis.go.gov.br/comorbidades/

Link original da matérias
https://novo.anapolis.go.gov.br/anapolis-inicia-vacinacao-de-pessoas-com-comorbidades-nesta-sexta-feira-07/  

Anapolis-inicia-vacinacao-de-pessoas-com-comorbidades-nesta-sexta-feira-07. Foto: Bruno Velasco – Secom
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo