Notícias : Brasil

E agora esquerda? By Pleno News

Homem morto em Carrefour no RS tinha antecedentes criminais

De acordo com a polícia, João Alberto Silveira Freitas tinha antecedentes por violência doméstica, ameaça e porte ilegal de arma

 

De acordo com informações da Polícia Civil, João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, morto após ter sido espancado por seguranças no estacionamento de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS), tinha antecedentes criminais.

A informação foi confirmada pela TV Globo, que afirmou que o homem tinha antecedentes por violência doméstica, ameaça e porte ilegal de arma.

Ao portal Uol, uma fonte da polícia relatou que a violência doméstica foi cometida contra outra mulher e não contra a atual esposa de João Alberto.

De acordo com a Brigada Militar, o espancamento começou após um desentendimento entre João Alberto e uma funcionária do Carrefour na noite de quinta-feira (19). A vítima teria ameaçado bater na funcionária, que acionou a segurança da loja.

Os dois suspeitos pelo crime foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro trabalhava como segurança do supermercado e está em um prédio da Polícia Civil.

A investigação trata o crime como homicídio qualificado. A Polícia Civil informou que os nomes dos seguranças presos são Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva.

O primeiro resultado da necropsia realizada pela perícia indicou que João Alberto Silveira Freitas morreu por asfixia.

Em nota, o Carrefour lamentou o caso e disse que tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Link original da matéria:
https://pleno.news/brasil/cidades/homem-morto-em-carrefour-no-rs-tinha-antecedentes-criminais.html

 

 

Atualização: Grupo Rio Claro SP

Vídeo mostra momento que homem morto no Carrefour do RS parte para cima dos seguranças; ele possuía extensa ficha criminal

João Alberto Silveira Freitas de 40 anos, foi morto em circunstâncias não totalmente esclarecidas numa filial portoalegrense da rede Carrefour de hipermercados. Quase tudo o que se tem de notícia sobre o caso é que o homem estava fazendo compras junto com a esposa, envolveu-se numa confusão com uma funcionária e ao ser abordado por seguranças iniciou uma briga com estes, fato que culminou com sua morte. O caso vem sendo tratado por grande parte da mídia e da população como um episódio de racismo.

Um vídeo mostra o exato momento em que os seguranças acompanhavam João para fora do hipermercado e ele parte pra cima dos seguranças.

João Alberto já havia sido condenado com base na Lei Maria da Penha, acusado de agressões diversas contra uma ex-mulher. As agressões teriam sido cometidas pelo próprio João Alberto e por seu pai, João Batista Rodrigues Freitas.

Um detalhe é que, ao decidir sobre um recurso impetrado contra a sentença condenatória, o desembargador Ingo Wolfgang Sarlet afasta um dos argumentos da defesa destacando que João Alberto possui contra si diversas condenações transitadas em julgado, conforme já teria sido demonstrado na sentença de origem.

O texto não dá, contudo, mais informações sobre quais antecedentes seriam estes.

Na mesma decisão, Ingo Wolfgang Sarlet decidiu pela absolvição de João Batista quanto à acusação de injúria racial: a ex-mulher de João Alberto acusava o ex-sogro de tê-la chamado de macaca, mas o desembargador entendeu pela ausência de provas quanto a esta acusação.

Mas a versão plantada foi outra

https://twitter.com/Tia_Do_Zap/status/1330257269611753478

Em 2010 o homem havia sido condenado por porte ilegal de armas.

Há também referência a uma decisão de 2013 pela qual uma pena restritiva de direitos aplicada contra João é convertida em pena restritiva de liberdade, aparentemente pelo mesmo delito cometido em 2010 : João Alberto havia sido condenado ao cumprimento de penas alternativas, mas descumpriu o determinado pela Justiça, tendo então tido a pena alternativa convertida em prisão.

Mas a mídia mostrava apenas uma versão.

O nome de João Alberto também aparece como réu de um litígio no qual uma certa “Sabrina Martins Gonçalves” seria a suposta vítima, mas não obtivemos informações sobre a natureza e o desfecho do litígio.

Agora o caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

https://twitter.com/crazydogsp/status/1330174213823533066

https://twitter.com/crazydogsp/status/1330193175923863553

Link original da atualização:
https://www.gruporioclarosp.com.br/2020/11/21/video-mostra-momento-que-homem-morto-no-carrefour-do-rs-partiu-para-cima-dos-segurancas-ele-possuia-extensa-ficha-criminal/

Homem negro é espancado e morto por segurança e PM em Carrefour de Porto Alegre Foto: Reprodução
Homem negro é espancado e morto por segurança e PM em Carrefour de Porto Alegre Foto: Reprodução
De acordo com a polícia, João Alberto Silveira Freitas tinha antecedentes por violência doméstica, ameaça e porte ilegal de arma
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo