Notícias : Mundo

MUNDO

Fernández vai disputar reeleição e promete ‘pôr Argentina de pé’

Atual presidente argentino espera alavancar candidatura mesmo com inflação prevista para 65% no país em 2022

Atualmente em viagem oficial à Europa, o presidente Alberto Fernández admitiu que vai buscar a reeleição na Argentina nas eleições de 2023.

A declaração

acontece em meio a um momento econômico de extrema preocupação no país, com expectativa de que a inflação ultrapasse 65% em 2022.

Fernández admitiu que pretende disputar as eleições do próximo ano em entrevista a uma emissora de TV espanhola. Questionado sobre se vai estar no pleito, o político do Partido Justicialista (ou Peronista) respondeu: “definitivamente”.

“Estou absolutamente com todas as forças necessárias para que a Argentina se levante e vou pôr a Argentina de pé, definitivamente. Nós peronistas nunca desistimos.”

Candidato das correntes políticas de esquerda,

Alberto Fernández foi eleito presidente da Argentina nas eleições de 2019, quando derrotou o então mandatário, Mauricio Macri. O atual presidente nunca havia concorrido a um cargo executivo anteriormente.

Nesta quarta-feira, 11, Fernández se encontrou em Berlim com o chanceler alemão Olaf Scholz. Antes, o presidente argentino passou por Madri, onde se reuniu com autoridades espanholas. A viagem oficial pela Europa ainda tem prevista uma parada na França.

 

Inflação descontrolada
A inflação na Argentina deve fechar em mais de 65% neste ano, informou relatório do Banco Central do país. Divulgado no fim de abril, o documento mostrou que a inflação no mês passado fechou em pouco mais de 5,5%.

Caso as projeções da autoridade monetária se confirmem, serão 15 pontos acima dos registrados em 2021 — a maior variação anual desde 1991. Além disso, a inflação virá acima dos 55% esperados pelo Banco Central em janeiro.

 

Na América do Sul,

a Argentina só perde para a Venezuela no ranking regional de inflação, de acordo com levantamentos do Fundo Monetário Internacional e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe.

Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/mundo/fernandez-vai-disputar-reeleicao-e-promete-por-argentina-de-pe/

Alberto Fernández chegou à Presidência argentina em 2019 | Foto: Reprodução/Flickr
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo