Política : Últimas Notícias

GASTOS DE CAMPANHA

Partido de Bolsonaro pede cassação do mandato de Sergio Moro

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, acionou a Justiça Eleitoral para pedir a cassação do mandato do senador eleito pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil).

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a reportagem,

o diretório da legenda no Paraná questionou os gastos de campanha de Moro. O pedido, que tramita em segredo de Justiça, teria o apoio de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL.

 

Moro teve 33,50% dos votos.

Paulo Martins, do PL, ficou em segundo, com 29,12%.

Com a movimentação, o partido de Bolsonaro pretende ficar com a vaga de Moro no Senado.

 

A Seção de Contas Eleitorais

e a Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) se manifestaram no começo do mês pela desaprovação das contas de Moro. Foi o terceiro posicionamento semelhante da corte, que apontou falhas na prestação feita pelo ex-juiz.

Dentre as falhas apontadas pelo TRE-PR estão:

  • doações financeiras enviadas depois do prazo legal;
  • doações recebidas antes da entrega da prestação de contas parcial e não informadas à época;
  • divergências entre as informações apresentadas na prestação de contas e aquelas constantes na base de dados da Justiça Eleitoral;
  • divergências entre as informações apresentadas na prestação de contas final e aquelas constantes na prestação de contas parcial;
  • falta de registro de gastos referentes a materiais de publicidade compartilhados com outros candidatos e inconsistências de despesas pagas com recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

 

Moro apoiou a reeleição de Bolsonaro

e chegou a acompanhar o presidente em debates presidenciais.

A relação dos dois, no entanto, não era das melhores desde que Moro deixou o Ministério da Justiça acusando o presidente de intervir politicamente na Polícia Federal.

 

De acordo com o Estadão,

o partido de Bolsonaro usa como precedente o caso da ex-juíza Selma Arruda, cassada em 2019 por irregularidades na prestação de contas.

 

Link original da matéria:
https://www.conjur.com.br/2022-dez-07/partido-bolsonaro-cassacao-mandato-sergio-moro

[caption id="attachment_128803" align="alignnone" width="1024"] Área técnica do TRE-PR apontou falhas na prestação de contas de Moro. (crédito: Reprodução/Stephanie Rodrigues/G1)[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo