detoxificação
Como fazer uma detoxificação?
De uns tempos para cá, a expressão detox tem ficado cada vez mais conhecida e, muitas vezes, até mesmo banalizada.

Já ouviu falar em detoxificação? De uns tempos para cá, a expressão detox tem ficado cada vez mais conhecida e, muitas vezes, até mesmo banalizada.
Muito se ouve falar sobre programas e dietas detox, principalmente para perda de peso, mas, em alguns casos, sem fundamento algum.
É preciso entender o verdadeiro propósito, como esse programa funciona e se o seu corpo realmente está precisando disso.
Para ajudar com essa questão, trouxemos alguns pontos muito importantes sobre a detoxificação para você entender melhor o tema. Confira!
O que é detoxificação?
Esse termo é usado para se referir ao processo que acontece de dentro para fora e consiste na eliminação de toxinas e outras substâncias prejudiciais ao organismo.
A verdade é que o nosso organismo deveria eliminar naturalmente essas toxinas, mas uma dieta com deficiência de nutrientes, o estresse e a alta exposição aos poluentes acaba dificultando esse processo.
Tecnicamente falando, a detoxificação consiste em transformar as substâncias lipossolúveis (solúveis em gordura) em hidrossolúveis (solúveis em água), tornando possível a eliminação delas por meio da bile, da urina e do suor, mesmo que em menor concentração.
Quais são os benefícios da detoxificação?
Diariamente somos expostos a diversos tipos de poluentes que, a longo prazo, podem causar doenças e problemas de saúde, por isso, esse processo é tão importante o nosso corpo e saúde.
Apesar de muitas pessoas fazerem dietas detox para a eliminação de peso (que acaba sendo uma consequência de uma alimentação mais saudável e natural), o principal objetivo da detoxificação é retirar as toxinas do organismo.
Essas toxinas se acumulam principalmente no fígado e no intestino, podendo comprometer o funcionamento e a capacidade de absorção desse órgão.
Os principais sinais de que você precisa passar por esse processo são:
- dores de cabeça,
- falta de energia,
- má digestão,
- fadiga,
- insônia,
- estresse,
- sonolência excessiva, principalmente após a alimentação,
- retenção de líquidos,
- dificuldade de perda de peso,
- constipação,
- entre outros.
Como fazer uma dieta detox?
Existem diversos programas de detoxificação e eles têm duração diferente, geralmente são de 5 a 21 dias.
Para fazer uma dieta detox de forma eficiente, é necessário garantir o consumo de:
- vitaminas do complexo B,
- aminoácidos,
- ferro,
- cálcio,
- vitamina A,
- hidratação adequada,
- tocoferol,
- ácido ascórbico,
- magnésio,
- zinco,
- entre outros.
Alimentos e temperos como a couve, brócolis, alecrim, salsinha, cúrcuma, entre outros, contribuem para a eliminação das toxinas do corpo.
Mas vale um aviso mais que importante: é fundamental que a dieta seja acompanhada e indicada por um profissional capacitado, o nutricionista, pois somente ele poderá dizer o que você precisa em relação à alimentação.
Outro ponto é que você deve consumir bastante líquido durante o período (e fora dele também), como sucos naturais, chás, água de coco e o principal: água.
É necessário repor os sais minerais perdidos e é por meio da hidratação que essa reposição acontece.
Durante a dieta, evite ainda o consumo de alimentos como cereais refinados, corantes, laticínios, glúten, álcool, açúcares, entre outros.
Dê preferência aos alimentos naturais como frutas e verduras frescas, preferencialmente orgânicos. Aquela máxima é verdade: desembale menos e descasque mais.
Quanto mais natural for sua dieta, melhores serão os resultados, por isso, selecione bem os alimentos, mantenha-se hidratado e conte com a ajuda de um profissional.
Gostou de saber sobre a detoxificação? Separamos outro post que você pode se interessar: confira também qual é a ação do antioxidante na pele!
Link original da materia :