Variedades : Leitura

Veja Os Booktokers

Booktokers: resenhas no TikTok fazem explodir vendas de livros nacionais

A popularidade do TikTok cresceu bastante. E entrando na onda, surgiram os booktokeres, influenciadores que compartilham críticas literárias

O TikTok se consolidou como espaço de debate e indicações sobre o mundo literário. O movimento, que começou na pandemia, cresceu e hoje é responsável por revelar novos autores no concorrido universo literário. Leituras, resenhas rápidas, vídeos de humor e até encenações fazem os famosos booktokers bombarem na rede social e, de quebra, colocando títulos nacionais de volta ao top do ranking de vendas.

Clara Alves, escritora do livro Conectadas, lutava para vender seus exemplares até a fama dos booktokers se espalhar pelo Brasil. Para a jovem, essa explosão foi um fator determinante para impulsionar a vendagem dos livros, não somente Conectadas, mas também outras obras de sua autoria.

“Chegar nos leitores foi uma das minhas maiores dificuldades como autora publicada, ainda mais quando começou a pandemia. E aí de repente eu comecei a usar o TikTok e viralizar com alguns vídeos, meus leitores começaram a indicar Conectadas no TikTok… E, quando percebi, o livro estava em listas de mais vendidos, vendendo o dobro, o triplo do que já tinha vendido em um ano. Foi surreal”, lembra a escritora.

@miauzitchas

✨🌙 Era Uma Vez Um Coração Partido #booktokbrasil

♬ som original – marvel

Clara é apenas uma na lista de brasileiros que se lançaram no mundo da literatura e sonham em alcançar sucesso nacional, e, quem sabe, internacional. Apesar de visionária, a escritora mantém os pés no chão com relação à carreira: “Meu conceito de sucesso era vender 10 mil exemplares. Pensar que hoje eu já vendi mais de 100 mil… Parece que a qualquer minuto eu vou acordar desse sonho”.

Alves acredita que o alcance dos booktokers, se bem usado, pode fazer a diferença na vida de autores independentes que desejam reconhecimento.

“Sinto que podemos usar o potencial do booktoker para fazer mais livros independentes acontecerem. Eu vejo que isso é algo muito comum lá fora, mas aqui no Brasil ainda tem muita resistência a livros nacionais, especialmente os indies. E acho que o eles têm total poder para mudar isso”, completa.

Conectadas

Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais ― pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um pequeno problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Rosiane Stephanie

    Rosiane é editora de conteúdo de várias editorias no portal 7Minutos.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo