Vitamina
Vitamina B estimula cérebro. Veja lista de alimentos com o nutriente
Carência de vitamina B pode comprometer desempenho do sistema nervoso central. Farmacêutica explica como garantir aporte

A vitamina B6, um micronutriente também conhecido como piridoxina, piridoxal ou piridoxamina, faz parte do complexo B. Ela é responsável por quase 100 reações químicas do organismo, incluindo funções metabólicas, hormonais, imunológicas, hepáticas, entre outras atividades vitais.
Segundo estudo do Programa de Psicobiologia do Departamento de Psicologia e do Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, a ausência deste composto pode comprometer o funcionamento do organismo e o desempenho do sistema nervoso central.
“O corpo não consegue sintetizar sozinho as vitaminas do complexo B, sendo necessário o consumo de alimentos que contenham a vitamina ou por meio de suplementos”, afirma Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP e diretora técnica da farmácia de manipulação Formularium.
Quais são os principais benefícios da vitamina B6?
1. Ajuda no metabolismo e evita anemia
A vitamina B6 auxilia na produção de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea (pelos glóbulos vermelhos) e garante mais eficiência para o metabolismo celular. “Isso ocorre porque estas substâncias auxiliam na decomposição de células de carboidratos, lipídios e proteínas, convertendo-as em energia. Desta forma, as células são capazes de operar adequadamente, recebendo estímulos para sua reprodução”, explica a especialista.