Notícias : Mundo

Voo Espacial

Virgin Galactic completa 1º voo comercial ao espaço

Missão Galactic 01 foi usada para conduzir pesquisa sobre ambientes de microgravidade ao atingir altura de cerca de 85 quilômetros.

A Virgin Galactic realizou nesta quinta-feira (29) a sua 1ª missão comercial ao espaço. A nave da empresa VSS Unity voou sozinha por cerca de 15 minutos e, então, retornou para o Spaceport America, aeroporto espacial no Novo México, nos Estados Unidos.

A decolagem aconteceu por volta das 11h30 (horário de Brasília), com a nave acoplada ao VMS Eve, como é conhecido o porta-aviões. Eles permaneceram juntos até atingir uma altitude de cerca de 14 quilômetros.

Em seguida, às 12h30, aproximadamente, a nave com os passageiros se desacoplou e, então, seguiu o voo sozinha até atingir cerca de 85 quilômetros de altitude.

Voo espacial

O voo pode ser considerado espacial na definição dos Estados Unidos, que consideram 80 quilômetros de altitude como “início” do espaço. Organizações como a Federação Aeronáutica Internacional consideram como espaço o que está acima de 100 quilômetros, na chamada Linha de Kárman.

A missão Galactic 01 levou integrantes da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. O objetivo era realizar experimentos sobre microgravidade, que pode ser sentida durante parte do voo.

A viagem é o início de uma nova etapa para a Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou um voo suborbital em 2021 com o bilionário Richard Branson, dono da marca, e, agora, deve atender clientes que já pagaram para voar ao espaço.

Uma segunda missão comercial está marcada para agosto e, depois disso, a companhia planeja levar turistas ao espaço todos os meses.

A nave da Virgin Galactic — Foto: Arte/g1

O preço desta viagem não foi revelado, mas em novembro de 2021, a Virgin Galactic começou a venda de passagens por US$ 450 mil (cerca de R$ 2 milhões) cada uma. A empresa diz que tem mais de 800 passagens vendidas e que planeja realizar 400 voos por ano.

As diferenças entre as naves de turismo espacial da SpaceX, da Blue Origin e da Virgin Galactic — Foto: Arte/g1

O voo foi comemorado pelo dono da Virgin Galatic, Richard Branson, em suas redes sociais. “Que voo fantástico! Um momento histórico – primeiro voo espacial comercial da @Virgingalactic concluído. Bom trabalho”, escreveu.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Rosiane Stephanie

    Rosiane é editora de conteúdo de várias editorias no portal 7Minutos.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo