Variedades : Carros e Cia

Ele se diferencia dos demais

Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil

E oferece diversão a preço competitivo!

A Fiat, parte do grupo Stellantis, é uma dessas fabricantes e quer mostrar isso através do resgate da grife Abarth no nosso país!

Para criar o Pulse Abarth 2023, a Fiat recorreu ao também inédito Fastback para pegar algumas coisas emprestadas.

Por fora, o Pulse Abarth 2023 se diferencia dos demais por alguns detalhes!

Falando de tecnologia embarcada, o Fiat Pulse Abarth 2023 não traz opcionais.

Ao volante, o Pulse Abarth mostra que todo o seu trabalho estético não é à toa!

Ainda assim, é evidente que o Fiat Pulse Abarth 2023 não traz apenas sorrisos!

Veja o teste de uma semana que nós fizemos com o Fiat Pulse Abarth 2023.

Comprar um carro novo é, quase sempre, um exercício que busca combinar razão e emoção, sendo que a razão tende a ter um peso muito maior por conta dos preços dos veículos que não param de subir – e os rendimentos mensais de inúmeros brasileiros que não acompanham esse crescimento na mesma proporção e velocidade.

Por conta disso, a maioria esmagadora dos carros mais acessíveis oferecidos atualmente no Brasil traz pouco ou nenhum apelo emocional, e acabam se tornando apenas meios de transporte que tem o objetivo de levar o indivíduo do ponto A ao ponto B com segurança, economia e conforto.

Embora esse seja, de fato, o cenário que diz respeito a 95% dos consumidores de veículos de passeio, existe uma parcela que olha para os carros com uma visão mais peculiar e aprofundada. Os ditos “entusiastas” (ou gearheads, usando o termo da moda) encaram o mundo automotivo como um estilo de vida e têm os carros como formas de se expressar, se divertir, fazer amigos e contar histórias.

Para um entusiasta, o conceito de carro vai muito além da função de transportar pessoas ou cargas, servindo como algo que representa a própria vida e motivação para se fazer as coisas.

O problema é que esse tipo de consumidor, além de compor um grupo bastante restrito, também costuma exigir muito mais dos carros, o que se torna um assunto delicado quando se trata de modelos focados em racionalidade – que, novamente, são a maioria.

Normalmente, as montadoras que mais pensam nos entusiastas são as do segmento premium, inteiramente dispostas a atender aos gostos mais excêntricos e exclusivos dos seus clientes, mas felizmente, ainda é possível encontrar algumas (poucas) empresas do segmento generalista focadas em oferecer produtos mais “emocionais” aos clientes que não dispõem de tanto dinheiro nas contas bancárias.

A Fiat, parte do grupo Stellantis, é uma dessas fabricantes e quer mostrar isso através do resgate da grife Abarth no nosso país!

Para essa missão, o escolhido foi o Pulse, primeiro SUV compacto da montadora no Brasil.

Para quem não sabe, a Abarth foi uma pequena montadora de automóveis esportivos nascida no final da década de 40 que, com o passar do tempo, fez parcerias para o desenvolvimento de veículos especiais até ser oficialmente vendida para a Fiat, no começo da década de 70, passando a ser uma subsidiária da marca italiana e, também, sua divisão de alta performance.

O Pulse Abarth, apesar de ter sido criado no Brasil, recebeu o aval e a atenção especial da grife italiana para ser um produto diferenciado de todos os demais Fiat, além de resgatar o nome da divisão por aqui.

Custando R$ 149.990 pela tabela atual, o Fiat Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da história da grife e o topo da cadeia do portfólio atual do Pulse.
Além disso, ele é o primeiro Abarth dessa nova fase da divisão no país, mas a Fiat já afirmou que outros Abarth chegarão em um futuro a médio prazo.

Ele também é o único SUV compacto oferecido no Brasil com proposta verdadeiramente esportiva, preenchendo uma lacuna que outras montadoras se negaram a atender e, por fim, um dos pouquíssimos veículos desse tipo entre os modelos generalistas – seu único rival, ainda que indiretamente, é o Volkswagen Polo GTS, que se nivela em preço e performance.

Nossos amigos do Volta Rápida passaram 10 dias com esse modelo e percorreram mais de 900 km, a fim de atestar o resultado de todo o trabalho da Abarth na prática e ver se o Pulse “envenenado” consegue ser um brinquedo interessante e, ao mesmo tempo, um bom companheiro para as pequenas viagens do dia a dia.

Afinal de contas, sua concepção esportiva não pode nos deixar esquecer que ainda se trata de um SUV compacto, um tipo de veículo que deve ser versátil e atender a famílias de pequeno porte.

Para criar o Pulse Abarth 2023, a Fiat recorreu ao também inédito Fastback para pegar algumas coisas emprestadas.
Os faróis, bitolas, console central interno e para-choque frontal do Fiat Fastback foram mesclados com itens concebidos exclusivamente para a versão esportiva, aliados a uma mecânica vinda de modelos maiores e mais caros, composta pelo motor 1.3 “Turbo 270” flex da família GSE, com câmbio automático de seis marchas, o que faz dele o menor e mais leve modelo da Stellantis a receber esse motor.

No Pulse Abarth, ele entrega os mesmos 185 cv e 27,5 kgfm de picos de potência e torque de sempre, mas o tratamento da Abarth envolve um acerto próprio para favorecer a performance em detrimento da economia de combustível, bem como um sistema de escape exclusivo que faz o pequeno quatro-cilindros roncar grave e ríspido, bem diferente de todos os outros modelos equipados com esse motor.

Por fim, discos de freio maiores na dianteira e uma suspensão enrijecida fecham o trabalho da grife de alta performance para criar um brinquedinho instigante e rápido: ele pode ir de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 215 km/h, posicionando-se como um dos SUVs compactos mais rápidos do Brasil, atualmente.

Por fora, o Pulse Abarth 2023 se diferencia dos demais por alguns detalhes!
O para-choque dianteiro e os faróis Full LED vindos do Fastback (com as setas integradas na guia de luz diurna/de posição), rodas aro 17 exclusivas em preto brilhante, para-lamas mais robustos, adesivos nas laterais, para-choque traseiro exclusivo e ponteira dupla de escape funcional. Também não há qualquer emblema Fiat, apenas o brasão da Abarth em diversos locais.

Por dentro, costuras em vermelho decoram os bancos em couro, manopla do câmbio e volante, além de etiquetas decorativas em locais estratégicos e grafismos únicos para o cluster de instrumentos e a central multimídia.

Falando de tecnologia embarcada, o Fiat Pulse Abarth 2023 não traz opcionais.
Seus itens de série incluem:

4 airbags;
Faróis Full LED;
Sensores dianteiros e traseiros de estacionamento;
Faróis de neblina em LED;
Sensores crepuscular e de chuva;
Central multimídia com GPS nativo e espelhamento sem fio para smartphones;
Ar-condicionado digital com saídas traseiras;
Freio de estacionamento eletrônico com auto hold.

Além de um pequeno conjunto de assistências de segurança que engloba recursos como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa com correção ativa de direção e farol alto automático.

Ao volante, o Pulse Abarth mostra que todo o seu trabalho estético não é à toa!

O SUV esportivo faz questão de expressar toda sua personalidade própria e um temperamento explosivo, bem diferente dos demais Fiat.

Sobra vigor para se fazer qualquer coisa e, para ajudar, tanto o acelerador quanto a transmissão respondem às solicitações do motorista com eficiência. Vale lembrar que há paddle-shifters para trocas manuais de marcha, além da própria alavanca que também traz essa possibilidade.

Mas a melhor surpresa é o comportamento dinâmico que mostra uma segurança surpreendente sem abalar o conforto. Ele não chega a filtrar as imperfeições da pista, mas não deixa que aconteçam batidas secas ou solavancos maiores.

O Pulse Abarth transmite tanta confiança que é fácil exceder os limites de velocidade na rodovia, caso o condutor não esteja atento ao velocímetro. Além disso, nossa média de 13,1 km/l com gasolina mostra que, embora não seja o foco, é possível gastar pouco com ele.

Mesmo na condução cotidiana, basta pisar um pouco mais forte para que o Abarth mostre seu poder de fogo!

O assobio da turbina, as reações rápidas e o ronco, claramente mais encorpado que o de qualquer carro comum, arrancam sorrisos do motorista.

E se o condutor quiser algo mais agressivo, basta pressionar o botão vermelho “POISON” no volante para deixar o carro bem mais solto: a sensibilidade do pedal do acelerador aumenta, o câmbio estica mais as marchas e os controles de tração e estabilidade ficam menos invasivos, além do cluster de instrumentos adotar uma graduação mais precisa para o conta-giros e um fundo vermelho.

É nessa hora que ele vira bicho e mostra tudo o que consegue fazer, deixando os demais carros para trás com bastante facilidade.

Ainda assim, é evidente que o Fiat Pulse Abarth 2023 não traz apenas sorrisos!

Ele também repete alguns deslizes dos irmãos como os defeitos no acabamento interno com peças grosseiramente desalinhadas, a falta de um ajuste elétrico de altura do facho dos faróis e o limitado espaço tanto para os ocupantes quanto para as bagagens, uma queixa que acompanha a vida do Pulse desde o seu lançamento e que se deve ao seu porte pequeno, chegando ao ponto de muitos questionarem se ele pode, de fato, ser chamado de SUV.

O fato é que o Pulse Abarth deve ser encarado mais como um brinquedo do que como qualquer outra coisa, já que esse é o seu principal apelo, especialmente diante de um cenário que já é repleto de modelos prontos para atender aos usos mais racionais possíveis.

Principais concorrentes diretos
O Fiat Pulse Abarth 2023 não tem concorrentes diretos no mercado atualmente.

Por: Emiliana Marini

Link original da matéria:
https://www.olhonocarro.com.br/blog/fiat-pulse-abarth-2023-avaliacao-e-teste/

Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil
Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil
Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil
Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil
Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil
Fiat Pulse Abarth 2023 reinaugura a grife esportiva no Brasil

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo