Notícias : Política» Notícias

E a guerra continua!

Depoimento de Elon Musk será usado para pedir impeachment de Moraes

Oposição vai usar depoimento de Elon Musk à Comissão de Segurança Pública da Câmara para pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes

O depoimento de Elon Musk à Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados será usado, pela oposição, para tentar arregimentar votos para o impeachment de Alexandre de Moraes.

Parlamentares críticos do ministro admitem, hoje, não ter os 54 votos necessários no Senado para aprovar um pedido de afastamento.

Mas acreditam que o fator Musk vai alterar o cenário.

A oposição prevê que novas decisões sigilosas do magistrado do STF serão tornadas públicas até a oitiva do empresário, mas que o material divulgado no caso conhecido como “Twitter files” já é forte o suficiente para turbinar uma campanha pelo afastamento do magistrado.

Segundo o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), Moraes teria cometido duas irregularidades no exercício da função, de acordo com os documentos vazados.

O ‘afastamento de garantias individuais foi um argumento usado por Alexandre de Moraes em decisões que miraram críticos dele e opositores do governo.

Se é uma garantia individual, não pode ser afastada com a frequência que tem sido afastada pelo ministro.

Está configurada, também, a prática de censura ao suspender as contas de agentes políticos nas redes sociais, opinou Van Hattem.

O afastamento de garantias individuais foi citado por Moraes, por exemplo, ao bloquear a conta da filha do blogueiro Oswaldo Eustáquio.

Ao ordenar o bloqueio na conta bancária de M., que tem 15 anos, Moraes disse ter afastado, excepcionalmente, garantias individuais

para que não fossem usadas como verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas.

Na ocasião, o ministro assinalou que os valores na conta da adolescente estavam sendo usados pelo pai, que é considerado foragido pelo STF.

A jovem, por sua vez, afirma que o bloqueio atrapalha seus gastos com necessidades básicas. Em suas decisões, Moraes costuma afirmar que medidas mais duras, como prisões preventivas e operações de busca e apreensão, são necessárias para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

A atuação de Alexandre tem sido respaldada pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, que já manifestou publicamente apoio ao magistrado.

O depoimento de Elon Musk deverá ocorrer por videoconferência, em data ainda a ser definida.

Votos

Para o impeachment de um ministro do STF são necessários 54 votos no Senado, o que representa dois terços da Casa.

Atualmente, a oposição contabiliza ter entre 30 e 35 votos a favor do afastamento.

Nos 133 anos do Supremo, nunca um magistrado foi afastado da cadeira em decorrência de um processo de impeachment.

Por: Paulo Cappelli

 

https://www.youtube.com/live/gSS43noFR4s?si=sO2a4pgWT9CZSlr- https://youtu.be/80d-m2DGej8?si=XxVstRMQcrf8Rv6v https://youtu.be/VQp1qTw68jM?si=c0-d0IeOH4v-KYiD
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo