Capital Italiana de Goiás
Um Povo, uma grande história
Nova Veneza uma cidade Italiana em chão goiano.
Quando tudo começou era em uma área pertencente ao município de Anápolis, em março de 1895 iniciou o povoado composto pelos seus pioneiros, Antonio da Silva Loures, seu filho José da Silva Loures, que requereram junto à cidade de Anápolis a escritura pública.
Logo vieram seus primeiros moradores; Manoel Antônio Gomes, Manoel Antônio de Souza, Pedro Camilo, Teotônio Alves, os mesmos vieram com o objetivo de cultivarem lavouras de café, não haviam estradas, o transporte eram em carros de boi, cavalos e carroças.
A imigração Italiana está ligada as dificuldades que passava o país europeu, a família Stival desembarcaram no Porto de Santos e chegaram em Goiás em 1911, primeiro foram pra cidade de Goiás e de lá compraram terras na região que hoje se encontra a cidade de Nova Veneza, logo outros vieram e aqui formaram suas famílias e suas histórias.
Nos dias atuais a cidade é simpática, com seu povo ordeiro e trabalhador.
A festa da gastronomia Italiana atrai pessoas de várias regiões do Brasil, com suas comidas típicas e seu folclore, onde a cultura Italiana é mantida, hoje a cidade é reconhecida pela Lei 22.518/28/12/2023 como a Capital Italiana do Estado de Goiás, lei está que teve a propositura do Deputado Estadual Coronel Adailton e sancionada pelo Governador.
A nossa reportagem ouviu o Deputado Coronel Adailton, ele disse;
Sinto orgulho de ser cidadão Veneziano,
título que muito me orgulho, a Festa da gastronomia consegue juntar o seu povo e visitantes que aqui resgatam a cultura de um povo hospitaleiro e felizes,
nossa festa teve início hoje dia 06 e vamos até o dia 09 de junho, estamos aguardando todos aqui, finalizou.
Nova Veneza uma cidade Italiana em chão goiano.
Bento Piancó
Drt 2161