Estilo : Casa» Estilo

Elas sempre tiveram lugar cativo

Adegas e cristaleiras dão charme ao ambiente

Engana-se quem pensa que elas estavam esquecidas.

Pelo contrário, sempre tiveram lugar cativo nas moradias brasileiras, acompanhando as tendências e evoluções da arquitetura, com mudanças em suas formas e estilos

Sejam rústicas ou requintadas, amplas ou compactas, as adegas e cristaleiras fazem a diferença em uma residência, sendo itens que carregam memórias afetivas e embelezam o ambiente.

A arquiteta Luísa Azevedo afirma que elas sempre tiveram e ainda têm importância tanto na funcionalidade como na questão da estética, sendo um ponto de destaque e de encontros nos lares, são peças que carregam bastante memória afetiva:

As cristaleiras sempre são utilizadas com aparelhos de jantar ou taças de cunho importante para o morador, que expõe ali suas melhores peças.

As adegas, firmam um hábito às vezes de um momento de lazer e interação entre os proprietários e seus convidados ou familiares, destaca Azevedo.

Engana-se quem pensa que elas estavam esquecidas, pelo contrário, as adegas e cristaleiras sempre tiveram lugar cativo nas moradias brasileiras.

Seja na arquitetura clássica, ou na moderna. Azevedo destaca que elas acompanharam as tendências e evoluções da arquitetura, apresentando mudanças em suas formas e estilos.

Alguns anos atrás era muito comum vermos móveis de madeira prontos, em estilo mais provençal, com rococós e muito bem trabalhados, dificilmente eram fabricados por planejados sob medida, como acontece atualmente.

As pessoas compravam as cristaleiras, hoje geralmente mandamos fabricar as cristaleiras e adegas, conforme melhor se adeque ao projeto.

O estilo provençal ainda é muito usado hoje em dia, e possui um público específico para isso.

Mas o que mais encontramos, são cristaleiras bem modernas planejadas, com prateleiras em vidro e estrutura metálica, iluminação embutida e perfis de destaque , esclarece a especialista.

Um exemplo prático de cristaleira e adega moderna, planejada para se adaptar ao projeto do apartamento foi projetada por Luísa no apartamento decorado do residencial Parque El Retiro, da Euro Incorporações, na Avenida PL 2, no Park Lozandes, em Goiânia.

No local, a arquiteta inseriu na ampla e integrada sala de estar um modelo de cristaleira e adega embutidas em um painel, formando um nicho.

O móvel acompanha o design requintado, clean e minimalista do apartamento, por isso ela optou por usar a marcenaria em tons claros e mesclar com revestimento de pedra polaris no fundo e iluminação interna em led e externa indireta, para dar destaque à peça, porém de forma harmoniosa.

O apartamento modelo está disponível para visitação do público.

Por ser um móvel planejado, a arquiteta explica que o local e o tamanho das peças varia de acordo com o gosto de cada proprietário.

Adega inteligente

Se seu apartamento é compacto e você acha que não vai conseguir inserir uma adega e uma cristaleira na casa, saiba que existem soluções que tornam o espaço além de belo, funcional.

Um exemplo é o modelo decorado do Alt 65 Home Design, um projeto residencial desenvolvido pela Somos Incorporadora, Partini Soluções Imobiliárias e Grupo Mauá, que está sendo construído pela Toctao Soluções em Engenharia em Goiânia.

Nele, a arquiteta Adriana Mundim lança mão de várias técnicas e elementos bem alinhados para quem deseja um espaço com equilíbrio e fluidez.

No espaço de 120 metros quadrados, que conta com sala de estar, varanda, sala de jantar e cozinha integrados, Mundim utilizou itens decorativos e mobiliário mais diluídos em suas formas e disposição.

No espaço de circulação que vai da sala de jantar para a área íntima, a presença de uma adega inteligente ganha destaque.

A peça, feita em madeira, projetada para aproveitar o espaço da parede, oferece funcionalidade, com espaço para armazenamento de bebidas quentes e geladas.

Além de trazer charme e aconchego ao local, toda a composição do espaço e ornamentação é valorizada por uma iluminação indireta, que convida para um drink no fim do dia.

A cristaleira foi mantida no armário da cozinha com predominância dos tons claros na marcenaria e o uso na parede de fundo uma pedra natural verde acinzentada clara, a Hijau, que reforça a sensação de natureza e aconchego no lar.

 

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social

 

Adega e cristaleira assinada pela arquiteta Luisa Azevedo, no apartamento decorado do Parque El Retiro
Adega assinada pela arquiteta Adriana Mundim, no apartamento decorado do Alt 65 Home Design
Adega e cristaleira assinada pela arquiteta Luisa Azevedo, no apartamento decorado do Parque El Retiro
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo