Política entre Brasil & USA
Itamaraty chama encarregado de negócios da Embaixada dos EUA para falar sobre ameaças a Alexandre de Moraes
Gabriel Escobar também se reuniu ontem com o vice-presidente Geraldo Alckmin

O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, foi chamado pelo Itamaraty, nesta sexta-feira.
O objetivo do governo brasileiro foi demonstrar seu descontentamento em relação aos novos ataques da representação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Foi recebido pelo embaixador Flavio Goldman, que ocupa interinamente a secretaria de Europa e América do Norte.
Segundo interlocutores, o embaixador teria manifestado a profunda indignação do governo brasileiro com o tom e com o conteúdo das postagens recentes do Departamento de Estado e da embaixada.
RESPOSTA À TAXAÇÃO | O vice-presidente e ministro @MDICoficial, @geraldoalckmin, reuniu-se nesta quinta-feira (7) com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar. No encontro, o ministro apresentou os argumentos contrários à sobretaxação. pic.twitter.com/xW1pSNsZdQ
— EBC (@ebcnarede) August 8, 2025
Esta é a quarta ida de Escobar ao Itamaraty, desde o início da crise entre Brasil e EUA, causada pelo tarifaço promovido pelo presidente americano, Donald Trump.
A Casa Branca determinou a aplicação de sanções a Moraes e insiste em colocar o processo que corre no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma negociação comercial – hipótese rechaçada pelo governo brasileiro.
Na última quinta-feira, a embaixada americana usou as redes sociais, mais uma vez, para fazer ameaças, instrução de Washington.
O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores.
Suas flagrantes violações de direitos humanos resultaram em sanções pela Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump.
Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes.
Estamos monitorando a situação de perto, diz a mensagem da embaixada.
Após novas críticas feitas pela Embaixada dos EUA a Alexandre de Moraes, Itamaraty cobra esclarecimentos a Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília. pic.twitter.com/ePV8kyRvGf
— Joaquim Ribeiro (@joaquimrib1801) August 8, 2025
Gabriel Escobar se reuniu, ontem, com o vice-presidente Geraldo Alckmin
Os detalhes da conversa não foram divulgados.
Por Eliane Oliveira — Brasília
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social
➡️ Itamaraty expressa "pura indignação" a diplomata dos EUA após ameaças
Ministério das Relações Exteriores convocou Gabriel Escobar, representante da Embaixada dos EUA em Brasília, para prestar esclarecimentos
Leia: https://t.co/zSKS3s5RtN pic.twitter.com/PxDzLA5qDV
— Metrópoles (@Metropoles) August 8, 2025